Interior

RECUPERAÇÃO

Governo promete retomar obras na barragem de Pataxó neste ano

Reservatório tem capacidade para 15 milhões de metros cúbicos de água

Por Redação

2 de novembro de 2019 | 09:49

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra recebeu nessa sexta-feira (1º) uma representação do município de Ipanguaçu, composta pelo prefeito Valderedo Bertoldo, vereadores e movimentos sociais. Na ocasião, o secretário Fernando Mineiro (gestão de Projetos) apresentou um relatório de todas as ações do Governo para destravar a obra de recuperação da barragem de Pataxó e anunciou a retomada das obras até o final deste ano. “Esta reunião é uma demonstração clara do nosso compromisso para com a população de Ipanguaçu. Tenho a alegria de trazer no meu histórico de parlamentar, a emenda responsável pelo ponta pé inicial desta obra e, se Deus quiser, serei a governadora que vai entregar a barragem de Pataxó revitalizada”, ressaltou.

A barragem pública do Pataxó, que tem capacidade de acumulação de 15 milhões de metros cúbicos de água, hoje está com quase 70% de capacidade. Fica no município de Ipanguaçu foi projetada e construída pelo DNOCS em 1953. O projeto de recuperação da barragem foi elaborado em 2014, passou por muitos entraves ambientais e sociais e estava paralisada. O projeto é financiado por meio de convênio com Banco Mundial, que solicitou uma readequação do projeto com o acompanhamento de um grupo de técnicos de segurança de barragens. “Desde o início desta gestão trabalhamos com afinco para solucionar os entraves deste projeto, vencidas as etapas de desapropriações e longo processo de negociação com o Banco Mundial, concluímos a etapa de contratação da empresa que fará as adequações no projeto. A empresa contratada terá o prazo de 30 dias para entregar o projeto e em logo em seguida, as obras poderão ser reiniciadas”, ressaltou Mineiro.

Os vereadores expressaram preocupação quanto à barragem de São Miguel II, privada, localizada no município de Fernando Pedroza, com capacidade de 8,5 milhões de metros cúbicos, e que apresentava sérios danos no seu barramento. O secretário adjunto de Recursos Hídricos, Carlos Nobre, esclareceu que esta barragem foi fiscalizada e notificada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) e está em processo de recuperação pelo proprietário. “Isso dá uma segurança a mais para toda a região. O risco dessa barragem ter algum problema, poderia desaguar em duas outras barragens São Joaquim e Novo Angicos e consequentemente atingir a barragem de Pataxó. Os riscos estão bem minimizados com a recuperação iniciada”, destacou.

“Viemos aqui hoje buscar sensibilizar o governo para dar celeridade a recuperação da barragem Pataxó. Saímos muito satisfeitos, pois foi apresentado um cronograma das ações que o Governo do Estado vem realizando desde o início do ano. Vimos o emprenho da Governadora, do secretário Mineiro e da secretaria de Recursos Hídricos em realizar esta obra. Vamos chegar em Ipanguaçu e informar à população, tranquilizar toda a comunidade que as obras serão retomadas em breve”, disse o prefeito Valderedo Bertoldo.

A governadora destacou ainda o comprometimento de toda a equipe técnica e das secretarias envolvidas para dar celeridade ao andamento do processo, visto que a recuperação da barragem representa a segurança da população não só de Ipanguaçu, como também dos municípios vizinhos.

RECOMENDAMOS

LUTO

Ex-piloto de Stock Car morre após acidente aéreo no NE

BANG BANG

Homens são mortos pela PM após série de assaltos na ZN

CASOS DE POLÍCIA

Condenado homem que tentou matar irmão por cerveja

CONGRESSO

Senado pode concluir votação da PEC Paralela à Reforma

PODER

RN será governado pelo vice de Fátima até 4 de dezembro

MEIO AMBIENTE

Em 78 dias, óleo avança e desafia investigação

POLÍCIA CIVIL

Protesto deixa RN com um delegado para 38 cidades

Wordpress Post 1573831158 9739866

comentários