Geral

PREVENÇÃO

Hospital de São José de Mipibu será referência na prevenção da AIDS

Previsão é que o serviço esteja disponível no segundo semestre deste ano

Por Redação

11 de julho de 2019 | 14:57

Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Foto: Divulgação/SIN-RN

O Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu, passará a oferecer o serviço de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.

A previsão é que o serviço esteja disponível ainda no segundo semestre deste ano. O Hospital será então referência na 1ª Região de Saúde, com sede em São José de Mipibu, na assistência a mulher e a criança no atendimento a PEP.

Nesta quinta-feira (11) uma reunião envolvendo a coordenação de hospitais (Cohur) e coordenação de IST Aids/HIV da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além da Direção Geral do Hospital e coordenadores de obstetrícia, pediatria, serviço social, nutrição e enfermagem definiu os detalhes para implantação da PEP na unidade..

A ideia é, antes de iniciar o serviço, realizar um fórum e capacitação dos profissionais, além de articulação com a rede municipal de saúde de São José de Mipibu.

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível – preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde.

RECOMENDAMOS

PREVIDÊNCIA

Fiern defende agilidade na aprovação da reforma

PROGRAMAÇÃO

Memorial relembra 30 anos da Constituição do RN

ADEUS RUIVO!

Marina Ruy Barbosa é mais nova loira do pedaço

DIFICULDADE

CNI: aumenta preocupação com falta de demanda

PARCERIA

Convênio levará serviços do INSS para o RN

PREVENÇÃO

Defesa Civil vai tratar emergências e desastres no RN

RETA FINAL DA SÉRIE C

ABC mantém promoção e jogo terá ingressos a R$ 5

CONTINGENCIAMENTO

Governo bloqueia mais R$ 1,44 bilhão do Orçamento

comentários