Geral

SAÚDE

IBGE: 28,5% da população adulta do RN não tem 13 ou mais dentes

Índice está acima do nacional, que é de 23%

Por Redação

21 de outubro de 2019 | 11:46

Foto: Divulgação

A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostrou que, no Rio Grande do Norte, 28,5% da população a partir dos 18 anos não tem 13 ou mais dentes – índice acima do nacional, que é de 23%. O levantamento revelou que 33,6% utilizam algum tipo de prótese dentária. Para auxiliar essa parcela da população, o mercado local da odontologia tem apostado em cirurgias de implantes guiadas por computador, que minimiza a dor e possibilita recuperação em curto espaço de tempo.

Quem passou pelo procedimento foi a dona de casa Dilza Henriques de Carvalho. Ela revela que tinha receio de passar por cirurgia, mas, depois da realização, afirma que foi a melhor escolha. “Eu tinha muitas falhas dentárias e estava sentindo dificuldade de mastigar. Fui à clínica no objetivo de fazer uma prótese e me apresentaram a possibilidade de implante. Tive medo, pois era um procedimento cirúrgico, mas me deram a opção da cirurgia guiada. Pensei que, mesmo assim, seria traumática, mas foi tranquila”, relata.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Rodrigo Rodrigues, responsável pela cirurgia em Dilza, a facilidade proporcionada pela tecnologia hoje garante procedimentos sem dor. “Na cirurgia guiada por computadores não é preciso fazer cortes, pois o profissional opera através de uma guia 100% virtual, feita previamente, que auxilia na remoção do tecido gengival unicamente no ponto do implante. O procedimento fica mais rápido, além de mais seguro e assertivo que o tradicional, devido ao planejamento prévio”, explica.

Pós-operatório
A tecnologia, neste caso, possibilita que a cirurgia seja realizada com menor tempo de duração, de 45 a 50 minutos no máximo, e pós-operatório praticamente inexistente. “Há um mínimo de sangramento e, consequentemente, a recuperação é extremamente rápida, com o paciente tomando poucas medicações e retornando às suas atividades diárias até mesmo no dia seguinte”, garante o dentista.

Nilza Henriques demonstra a surpresa e a alegria de ter feito um procedimento rápido e sem dores. “Foram sete dentes implantados. Achava que ia passar uma semana tendo que comer sopinha e coisas frias. Confesso que no dia que fiz a cirurgia só comi coisas geladas, mas no outro dia estava tudo normal”, comemora.

“Na maioria dos casos, o paciente consegue voltar à sua rotina de trabalho no dia seguinte ao procedimento, pois a técnica guiada traz esse pós-operatório agradável, com diminuição da morbidade e uso de medicamentos para dor”, finaliza Rodrigo Rodrigues.

RECOMENDAMOS

LUTO

Ex-piloto de Stock Car morre após acidente aéreo no NE

BANG BANG

Homens são mortos pela PM após série de assaltos na ZN

CASOS DE POLÍCIA

Condenado homem que tentou matar irmão por cerveja

CONGRESSO

Senado pode concluir votação da PEC Paralela à Reforma

PODER

RN será governado pelo vice de Fátima até 4 de dezembro

MEIO AMBIENTE

Em 78 dias, óleo avança e desafia investigação

POLÍCIA CIVIL

Protesto deixa RN com um delegado para 38 cidades

Wordpress Post 1573831158 9739866

comentários