Brasil e Mundo

FOGO NA BAHIA

Incêndio de grandes proporções atinge vegetação na Chapada Diamantina

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou no sábado, 19

Por Bruno Luiz

21 de outubro de 2019 | 15:00

Foto: Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Um incêndio de grandes proporções atinge um trecho de vegetação na Chapada da Diamantina, na Bahia. O fogo abrange parte do território das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, além de uma região limítrofe entre os municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou no sábado, 19. Uma equipe de 30 homens da corporação atua no combate às chamas na região. Em Livramento, o incêndio acontece próximo à Cachoeira do Véu de Noiva, ponto turístico do local. Junto com Rio de Contas, os municípios formam, ao sul da Chapada, o chamado Circuito do Ouro, em referência à descoberta de jazidas do mineral, no fim do século 17.

O Corpo de Bombeiros informou que aeronaves têm sido usadas na operação para debelar o fogo, pois o acesso aos focos de incêndio é difícil por causa da densidade da vegetação. Carros para transporte dos bombeiros, além de instrumentos como enxadas, foices e facões são usados por quem faz o trabalho em terra.

Ainda não é possível saber o tamanho da área consumida pelo incêndio e se regiões de proteção ambiental foram afetadas. As causas do fogo não foram divulgadas, mas a Chapada vive um período chamado de temporada do fogo, que começa em agosto e vai até o fim do ano. A época é marcada pelo clima quente e seco, além das queimadas feitas por produtores rurais locais como forma de “limpar” os terrenos para cultivo. Aliados, os fatores potencializam a ocorrência de incêndios.

RECOMENDAMOS

What Is So Fascinating About Academic Essay Writing Examples?

TRÂNSITO TRÁGICO

Duas pessoas morreram em estradas do RN no feriadão

MERCADO DE TRABALHO

Fecomércio promove formatura de profissionais

MEDIDA ANTIFRAUDE

Celulares pré-pagos desatualizados estão bloqueados

TRABALHO

SINE oferece 23 oportunidades de emprego no RN

ENTRADA GRATUITA

CEI Romualdo recebe exposição da National Geographic

RECONHECIMENTO

PM que tentou evitar morte na ponte é homenageado

EXAME NACIONAL

Candidato do Enem têm até hoje para pedir reaplicação

comentários