Cotidiano

Jornada Interdisciplinar discute o ‘desejo’

17 de setembro de 2019 | 11:58

Desejo: o que nos move afinal? O que nos faz caminhar, amar, odiar, evoluir, fazer progressos em diversas áreas, retroagir em outras, aprender tanto e mais, não aprender, desaprender? Empreender guerras, construir a paz? Esta é a temática da VI Jornada Interdisciplinar do Instituto Bem Te Vi, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, na UNP Roberto Freire, com o propósito de promover o diálogo entre as áreas do conhecimento que tratam, educam e pensam a humanidade que nos constitui. Nesta edição, o evento traz o conceituado psiquiatra e psicanalista baiano, Marcelo Veras para contribuir com os debates sobre o eixo central.

O desejo questiona o que o move os humanos, como uma linha, costurando dimensões, como diagonal a atravessá-las, revelando-nos desdobramentos que articulam diversas questões fundamentais ao homem. “Nos dias atuais, interpelam-nos afrouxamentos e acirramentos de ideais, construções de espaços de coletividade, situações que interrogam nossa civilidade, o ser entre cordialidades e barbáries”, explica a organizadora e psicóloga Andréia Galvão.

Durante os dois dias de eventos, especialistas irão discutir temas provenientes das complexidades do desejo: o desejo em suas relações com o amor, às solidariedades e as violências; A vontade de mudar, as superações frente às adversidades e as paralisações em que tantas vezes o humano se coloca; Os retrocessos, avanços e conquistas tanto no plano da história particular de cada ser, quanto do ponto de vista da História da humanidade em seus aspectos sociais e culturais; A incalculável capacidade de criar e se reinventar; As sexualidades e as questões de gênero e Aprendizagens: transmissão e aquisição do conhecimento.

De acordo com o grupo organizador da Jornada, os eixos abordam a complexidade das problemáticas derivadas do Desejo, dessa forma sendo necessário abrir espaços de diálogos entre diferentes disciplinas, suas zonas de convergências e divergências, a fertilidade das interfaces e o valor das conexões entre áreas do conhecimento.

A jornada é direcionada aos profissionais da Saúde, Educação, Ciências Humanas e Sociais e demais interessados no tema. Os participantes estão convidados a participar como ouvinte e debatedores, bem como submetendo textos para comunicação oral ou pôster.

RECOMENDAMOS

Wordpress Post 1579305006 029158

What History Homework Help Is - and What it Is Not

Oxidation may be explained because the break down of tissue or organ cells, or some compound reaction that is utilized to induce chemical modifications.

The Vista School

Things You Should Know About Dissertation Help Humanities

What You Need to Do About Research Paper Writing Service

Research Paper Assignment for Dummies

The Best Way To Perform Success and Wealth With Kesler Science Log-in

comentários