Cotidiano

BEM TE VI

Jornada Interdisciplinar discute o ‘desejo’

Será nos dias 20 e 21 de setembro, na Av. Roberto Freire

Por Redação

17 de setembro de 2019 | 11:58

O conceituado psiquiatra e psicanalista baiano, Marcelo Veras | Foto: Divulgação

Desejo: o que nos move afinal? O que nos faz caminhar, amar, odiar, evoluir, fazer progressos em diversas áreas, retroagir em outras, aprender tanto e mais, não aprender, desaprender? Empreender guerras, construir a paz? Esta é a temática da VI Jornada Interdisciplinar do Instituto Bem Te Vi, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, na UNP Roberto Freire, com o propósito de promover o diálogo entre as áreas do conhecimento que tratam, educam e pensam a humanidade que nos constitui. Nesta edição, o evento traz o conceituado psiquiatra e psicanalista baiano, Marcelo Veras para contribuir com os debates sobre o eixo central.

O desejo questiona o que o move os humanos, como uma linha, costurando dimensões, como diagonal a atravessá-las, revelando-nos desdobramentos que articulam diversas questões fundamentais ao homem. “Nos dias atuais, interpelam-nos afrouxamentos e acirramentos de ideais, construções de espaços de coletividade, situações que interrogam nossa civilidade, o ser entre cordialidades e barbáries”, explica a organizadora e psicóloga Andréia Galvão.

Durante os dois dias de eventos, especialistas irão discutir temas provenientes das complexidades do desejo: o desejo em suas relações com o amor, às solidariedades e as violências; A vontade de mudar, as superações frente às adversidades e as paralisações em que tantas vezes o humano se coloca; Os retrocessos, avanços e conquistas tanto no plano da história particular de cada ser, quanto do ponto de vista da História da humanidade em seus aspectos sociais e culturais; A incalculável capacidade de criar e se reinventar; As sexualidades e as questões de gênero e Aprendizagens: transmissão e aquisição do conhecimento.

De acordo com o grupo organizador da Jornada, os eixos abordam a complexidade das problemáticas derivadas do Desejo, dessa forma sendo necessário abrir espaços de diálogos entre diferentes disciplinas, suas zonas de convergências e divergências, a fertilidade das interfaces e o valor das conexões entre áreas do conhecimento.

A jornada é direcionada aos profissionais da Saúde, Educação, Ciências Humanas e Sociais e demais interessados no tema. Os participantes estão convidados a participar como ouvinte e debatedores, bem como submetendo textos para comunicação oral ou pôster.

RECOMENDAMOS

PROJETO SOCIAL

Senac recebe jovens para capacitação em gastronomia

NOVO CAPÍTULO

Desembargador 'suspende' falência da Multdia

SAÚDE

IBGE: 28,5% dos adultos do RN não tem 13 ou mais dentes

'SUÍÇA PERNAMBUCANA'

Sesc RN abre inscrições para passeio a Garanhuns

TUDO NORMAL

Policiais civis suspendem movimento de paralisação

TRAGÉDIA

Avião que caiu em BH deixa três mortos e três feridos

FOGO

Incêndio atinge loja da Ricardo Eletro em Parnamirim

SAÚDE NA TERCEIRA IDADE

Evento aborda envelhecimento saudável em Natal

comentários