Política

PRORROGAÇÃO

Lei que proíbe carroças de tração animal em Natal tem prazo estendido

Retirada só poderá ocorrer após Prefeitura criar medidas de inclusão social para carroceiros

Por Redação

4 de abril de 2019 | 09:54

Foto: Via Certa Natal

A Prefeitura de Natal deverá criar medidas para acolher os condutores de veículos de tração animal para promover a retirada desses veículos das ruas da cidade, conforme a Lei 6.677/2017 que institui em Natal a Política Municipal da Retirada dos Veículos de Tração Animal – PMRVTA. A Prefeitura deveria cumprir, no prazo de um ano, as medidas estabelecidas, mas isso ainda não aconteceu. A proibição deveria ocorrer desde junho do ano passado, mas a Lei previa a prorrogação deste prazo.

Nessa quarta-feira (3), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 252/2016 da ex-vereadora Natália Bonavides, que possibilita ações de inclusão sócio profissional dos condutores de veículos de tração animal devidamente identificados de acordo com a Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda; eliminar os maus tratos aos animais utilizados nos veículos de tração animal; melhorar as condições de segurança e circulação no trânsito e impedir a deposição de resíduos em locais irregulares.

O projeto foi subscrito pelos vereadores Divaneide Basílio (PT), Dinarte Torres (PMB) e Raniere Barbosa (Avante). “A Câmara teve a sensibilidade para com esses profissionais que dependem dessa renda para sobreviver. Buscamos uma alternativa viável para que esta transição seja realizada”, ressalta Divaneide.

De acordo com a Lei 6.677/2017, para a retirada dos veículos os profissionais devem ser inseridos em programas sociais como Programa de Inclusão Sócio Produtiva de Interesse Social do Município de Natal, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Programa de Educação Ambiental, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Programa de Bem-Estar dos Animais, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMSUR.

RECOMENDAMOS

ABSURDO

Assassino de Renata tem histórico de agressões

CONFESSOU

Assassino de Renata planejou crime em poucas horas

COMPETIÇÃO

Etapa regional do Torneio Sesi de Robótica será sexta

VÍTIMA FATAL

Confirmada morte em tiroteio próximo ao Natal Shopping

CANDIDATO

Bolsonaro diz que em 2022 estará na campanha eleitoral

PATRIMÔNIO PÚBLICO

[VÍDEO] Estação de transferência é alvo de vandalismo

DINHEIRO AINDA NÃO FOI PAGO

Fecomércio mostra preocupação com 13° dos servidores

PODER DA JUVNTUDE

Greta Thunberg é eleita a Personalidade do Ano

comentários