Sem categoria 08/10/2019 11:38

PROJETO GEMINI – O FUTURO DA IMAGEM NO CINEMA. E NADA MAIS QUE ISSO.

Por Olavo Filho

Entre as décadas de 80 e 90, o cinema de ação teve que se reinventar, senão perderia seu público. O resultado disso foi cenas de ação cada vez mais elaboradas e filmes que realmente chamavam a atenção tanto de público quanto de crítica. A medida que as técnicas cinematográficas foram se aperfeiçoando, esse espaço de tempo foi diminuindo consideravelmente. Desde o final da década de 90 quando o mundo conheceu a tecnologia IMAX que essas técnicas de filmagem tem evoluído a uma velocidade assustadora. Infelizmente, quando uma inovação dessa nos é apresentada, ainda demora alguns anos a se solidificar nos cinemas do mundo, devido ao seu alto custo de produção. Exemplo disso, são as câmeras IMAX, tecnologia que foi apresentada ao mundo há mais de 20 anos e ainda hoje é muito caro se fazer um filme nesse formato. Tanto que, quase todos os lançamentos de hoje, não utilizam essa tecnologia e sim são convertidos para esse formato nas salas de exibição que dispõe dessa forma de exibição.

E é exatamente isso que o filme PROJETO GEMINI nos entrega. A nova tecnologia em som e imagem que nos permite captar um filme a 120 FPS (Quadros por segundo). Só para se ter uma ideia da diferença, um filme normal em exibição tem a captação de 24 quadros por segundo. Ou seja, imagem e som com 400% de melhoria. Como disse anteriormente, essa tecnologia ainda é muito cara e no Brasil, só teremos essa experiência em 60 quadros por segundo. Metade do proposto originalmente.

Um dos grandes, ou o grande contribuinte para que essa tecnologia chegasse as salas de cinema foram os games, pioneiros no uso de mais quadros por segundo em seus lançamentos que já dispensaram o uso de atores humanos, precisando apenas do talento de suas vozes. Depois de pesquisar um pouco sobre essa tecnologia eu entendi porque nossa juventude é tão fascinada nesses jogos.

É absolutamente essencial que você procure a melhor sala de exibição de sua cidade para que você possa ter a experiência mais próxima do que o filme pode proporcionar. Em Fortaleza, apenas 1 ou 2 salas estão disponíveis com projetores digitais compatíveis com esse formato.

Infelizmente o filme funciona muito mais como apresentação dessa nova tecnologia do que como entretenimento.

Quando eu fiquei sabendo que a direção estaria a cargo do ganhador do Oscar Ang Lee (Hulk, Cavalgada com o diabo e O tigre e o dragão) fiquei empolgadíssimo com esse projeto. Mais ainda com e escolha do elenco: Will Smith (Da cinessérie Bad Boys, Aladdin e Beleza oculta), o “quase” James Bond Clive Owen (Duplicidade, Fora de Rumo e Agente C) e Mary Elizabeth Wistead (A filha de Bruce Willis em Duro de matar 4 e 5).

Escrito por David Benioff (Game of thrones e o Caçador de pipas), Billy Ray (do vindouro Exterminador do futuro – Destino Sombrio e Capitão Phillips) e Darren Lenke (Shazam e Jack o caçador de gigantes).

O que poderia dar errado com uma equipe dessas? Infelizmente quase tudo. Ang Lee nos entrega um filme bem abaixo de sua capacidade, mesmo com sequências de ação impressionantes e inovadoras, algumas delas até melhor que as de John Wick 3. Projeto Gemini não empolga e só vale mesmo a pena pela apresentação da imagem dessa nova tecnologia e da presença de Will Smith, um dos atores mais carismáticos dessa geração.

Uma pena, pois a ideia é boa, a produção e de ninguém menos que Jerry Bruckheimmer (Top Gun, Dias de trovão, A rocha) e a distribuição é da Paramount.

Vamos torcer para que nos próximos anos, possamos ver bem mais bons filmes com a qualidade técnica de Projeto Gemini.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para frases de filme de ang lee

OLAVO FILHO

Descrição Olavo Filho, analista e estudioso do cinema e sua história. Jornalista, já atuou nas áreas de jornal, rádio e televisão. Foi idealizador do extinto site www.take1.art.br .Louco Por Cinema - um blog aonde você vai poder conferir os trailers mais recentes, a programação do mês e tudo de melhor e mais atual em matéria de cinema e televisão.

85 992 017 017

todos os blogs