Brasil e Mundo

ANÁLISE DE RESÍDUO

Marinha desloca navio de pesquisa para litoral do Nordeste

Missão é coletar dados da mancha de óleo que atinge região

Por Douglas Correa/Agência Brasil

14 de novembro de 2019 | 16:59

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

A Marinha informou que o navio de pesquisa hidroceanográfico Vital de Oliveira deixou, ontem (13), o Porto de Ilhéus, na Bahia, para instalar a comissão de Levantamento Ambiental da Costa Nordeste, com a missão de coletar e medir dados ambientais, a fim de contribuir para a compreensão da dispersão do óleo ao longo do litoral atingido.

O navio dispõe de acomodação para pesquisadores e infraestrutura completa de pesquisa, concentrando 28 equipamentos científicos de última geração, que permite a interação entre representantes de várias instituições do país e a Marinha. O navio também tem elevada capacidade de permanecer na área de operação por extensos períodos.

Os trabalhos ocorrerão ao longo do litoral nordestino e envolvem diversas tarefas, tais como a realização de estações oceanográficas para perfilagem vertical de temperatura e salinidade da coluna d’água, coleta de amostras de água para análise química para verificar a presença de óleo, além da análise de correntes marinhas, coleta de amostras do solo marinho, medições de profundidade utilizando ecobatímetro e um equipamento sofisticado que faz medições de temperatura e salinidade com o navio em deslocamento.

A Marinha informou ainda que foi acionado o Plano de Área do Espírito Santo, onde foram recolhidos fragmentos de óleo nas praias de Barra Nova, Degredos e Regência, o primeiro estado na Região Sudeste a ser atingido pelo óleo. A finalidade é realizar ações de proteção a áreas sensíveis e limpeza de praia. O plano, aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em conjunto com o Instituto Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo, envolve 25 empresas e instalações portuárias em todo o estado.

RECOMENDAMOS

FUTEBOL INTERNACIONAL

Confira os confrontos das oitavas da Liga dos Campeões

MANUTENÇÃO

Telefone do SAMU não funcionará nesta terça em Natal

HISTÓRIA

Museu Câmara Cascudo é opção para passeio nas férias

BATE O SINO

Comércio de Natal amplia horário de funcionamento

RESGATE

Arara natural da Amazônia é encontrada em Natal

CRÉDITO

Receita deposita a restituição do 7º lote do IRPF

GOVERNO

Brasil abre escritório comercial em Jerusalém

SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Projeto Agente Mirim Ambiental forma novos agentes

comentários