Brasil e Mundo

CRISE AMBIENTAL

Marinha reforça limpeza de óleo no Nordeste com mais um navio

Resíduos se deslocam ao sul do país e já atingiram Espírito Santo

Por Douglas Corrêa/Agência Brasil

13 de novembro de 2019 | 16:25

Foto: Diego Nigro/SEI

O navio de desembarque de carros de combate Almirante Sabóia, da Marinha, partiu na última segunda-feira (11), do Rio de Janeiro, em direção a Ilhéus, na Bahia, com a finalidade de reforçar as ações de limpeza de vestígios de óleo nas praias do Nordeste. O navio transporta um Grupamento de Fuzileiros Navais, com 244 militares, além da tripulação.

Em terra, a tropa desempenhará ações de apoio à proteção ambiental, por meio da limpeza e do monitoramento dos manguezais, arrecifes e praias da região do sul do estado da Bahia, na faixa compreendida entre as cidades de Caravelas e Ilhéus.

O navio Almirante Sabóia realizará patrulha naval, ação de presença no Porto de Ilhéus e operações de monitoramento, participando com outros navios, na busca por possíveis manchas de óleo ou agentes poluidores, em especial em regiões próximas ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Navio que reforça a limpeza no litoral (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

A atracação da embarcação no litoral baiano ocorrerá nesta quinta-feira (14), no Porto de Ilhéus. No dia 18, o navio fará ações no mar, com previsão de retorno ao Porto de Ilhéus no dia 25.

Em outra frente, mergulhadores do Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais permanecem atuando na limpeza e retirada do óleo no Rio Persinunga, no município de São José da Coroa Grande, em Pernambuco.

As ações de limpeza das praias do Nordeste estão concentradas em Mamucabinhas, em Pernambuco; Japaratinga, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabu, em Alagoas, e Cairu e Guaiu, na Bahia. Outra frente da Marinha atua na praia de Guriri, no Espírito Santo, na Região Sudeste, onde na semana passada apareceram vestígios de óleo na costa.

RECOMENDAMOS

DANO AMBIENTAL

Inpe diz que óleo veio do Mar da África

ZERO ÁLCOOL

Lei Seca flagra 35 motoristas alcoolizados em Natal

FISCALIZAÇÃO NAS RODOVIAS

Governo pede mais tempo à Justiça para volta de radares

DIVERSOS PALADARES

Sabores da Pipa: Festival segue até domingo

DEU ERRO

Falha em sistema atrasa pagamento de policiais do RN

NÚMEROS DA SORTE

Mega-Sena pode pagar R$ 31 milhões neste sábado

NOVAS REGRAS

Você vai pagar taxa do cheque especial mesmo sem usar

SEM QUALIDADE

Grande Natal segue com praia imprópria para o banho

comentários