Geral

CORRIDA DE RUA

Meia Maratona do Sol fechará vias de Natal neste sábado; veja rotas alternativas

Competição vai partir da Arena das Dunas no sentido zona Sul

Por Redação

20 de setembro de 2019 | 08:54

Edição do ano passado reuniu 7 mil corredores - foto: Dronando Filmes

A 6ª edição da Meia Maratona do Sol acontecerá neste sábado (21), em Natal, reunindo mais de 7 mil atletas, com largada pontualmente às 16h na Arena das Dunas. Para a realização da prova, algumas vias da capital potiguar serão interditadas.

“O formato da Meia do Sol pouco interfere no direito de ir e vir do cidadão, porque ao planejar a prova, tivemos a preocupação de oferecer alternativas de trajetos para os carros e impactar minimamente no dia a dia das pessoas, ao mesmo tempo em que garantimos a realização de um evento com estrutura de ponta”, enfatizou Nivaldo Pereira, um dos organizadores.

A principal dica para minimizar transtornos para quem não vai participar do evento é evitar acessar o campus da UFRN, a não ser que o local seja o destino final da pessoa. O único acesso liberado é por Nova Descoberta, pela rua Djalma Maranhão (do 7º Batalhão de Engenharia do Exército). A entrada e saída para o Campus Universitário será exclusivamente pela via que leva ao ginásio principal da universidade.

Se estiver na Zona Sul e desejar se deslocar para o Centro, ou vice-versa, use a pista principal da BR-101. Não utilize o Campus Universitário. Para os moradores de Potilândia, a principal dica é usar as saídas por Nova Descoberta, pela Av. Norton Chaves. As saídas pelo Campus e marginal da BR estarão fechadas.

O trânsito na Av. Engenheiro Roberto Freire e Via Costeira estará reduzido. Uma das faixas será fechada para a corrida e a outra dividida para os veículos, ou seja, será possível transitar nessas duas vias durante a Meia do Sol.

Toda a área que compreende o trajeto da prova ficará sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), do Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os agentes vão supervisionar toda a extensão das três opções de percursos e, também, os locais onde serão necessários bloqueios viários para o deslocamento seguro dos competidores, condutores de veículos e os pedestres. A previsão é de que as vias sejam liberadas após 19h30.

Percurso

Nesta edição, a prova consolida o percurso da edição anterior, quando já tinha alcançado o patamar de 7 mil inscritos. Mesmo sabendo que encontrar um trecho absolutamente plano em Natal é uma tarefa muito difícil, a organização investiu todos os esforços em minimizar as dificuldades do percurso, que terão trajetos de 21km, 10km e 5km.

No começo da prova, os atletas partem da Arena, chegam à marginal da BR-101 e acessam o túnel em direção à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “O percurso todo de ida acontece contra o vento. O atleta sai da Arena das Dunas em direção à Via Costeira encarando a famosa brisa natalense de frente”, comenta Gabriel Negreiros.

A prova segue pelo anel viário do Campus até a Rua Solon Miranda, que liga a UFRN à Engenheiro Roberto Freire, margeando a cerca do Parque das Dunas. Deste ponto, o atleta seguirá pela Avenida Engenheiro Roberto Freire até a Via Costeira. As ladeiras em Natal são inevitáveis, sendo a última a subida do viaduto do Quarto Centenário, já no final do percurso. A organização também relembrou que os corredores sempre seguem no sentido normal das vias.

De acordo com Nivaldo Pereira, um dos trechos mais complicados para os competidores é o local de retorno na Via Costeira. “É um trecho bem difícil aquele da saída da Via Costeira retornando à Engenheiro Roberto Freire, pois temos uma ladeira íngreme e com cerca de 200m de distância a ser percorrida. No entanto, depois o atleta tem um pouco de calma porque já está voltando a favor do vento, em um local que é a parte mais plana da prova. Na sequência, o atleta volta à UFRN, acessa a marginal da BR-101 no sentido normal e chega ao viaduto do Quarto Centenário”, explica.

Após o viaduto, o atleta passa em frente ao Sebrae/RN, entra à direita na Romualdo Galvão e retorna passando pelo túnel que liga a Romualdo à BR-101 já no sentido Parnamirim, contorna a Arena das Dunas e segue rumo à chegada, no bairro de Lagoa Nova.

Estacionamento

O estacionamento da Arena das Dunas estará aberto a partir das 14h, com acesso exclusivo pela Av. Prudente de Morais. O serviço é terceirizado e a taxa para utilização será definida pelo prestador do serviço.

RECOMENDAMOS

CONCURSADOS

Parnamirim convoca novos agentes de saúde e endemias

ARBOVIROSES

Em um ano, casos de Chikungunya triplicam no RN

FISCALIZAÇÃO

Defesa Civil monitora praias de Natal em busca de óleo

LOTERIA INSTATÂNEA

'Raspadinha' pode faturar até R$ 115 bilhões em 15 anos

VALOR EXTRA

Taxa adicional da bandeira vermelha subirá em novembro

HISTÓRIA DO CRIME

'Homem-Fera' é preso na operação 'Montanha da Serpente'

PROJETO BORBOREMA

Mineradora vai explorar ouro de Currais Novos em 2020

FIQUE ATENTO

Veja cuidados com manchas de óleo nas praias

comentários