Brasil e Mundo

DEU ERRO

Missão de Israel para a Lua falha e espaçonave cai

Projeto seria o primeiro com financiamento privado a chegar à Lua

Por Estadão Conteúdo

12 de abril de 2019 | 07:39

Uma missão privada israelense falhou ao tentar pousar na Lua nessa quinta-feira, 11. Batizada de Beresheet, a pequena espaçonave desligou e perdeu comunicação com a Terra quando se aproximava do satélite. O projeto seria o primeiro com financiamento privado a chegar à Lua e Israel seria o quarto país a conseguir o feito – apenas EUA, Rússia e China conseguiram pousar de forma bem sucedida.

Opher Doron, gerente da Indústria Aeroespacial Israelense, disse que o motor desligou pouco antes de a aeronave aterrissar. Doron, entretanto, considera a missão um sucesso: “É a menor e mais barata espaçonave a chegar até a Lua”.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que conseguiu formar coalizão no parlamento para um quinto mandato nesta semana, acompanhava a transmissão ao vivo da missão e se mostrou satisfeito. “Nós chegamos à Lua, mas queremos pousar de forma mais confortável e isso vai acontecer da próxima vez. Nós vamos tentar novamente”, disse Netanyahu.

Do tamanho de uma máquina de lavar roupa, a espaçonave pegou carona em um foguete Space X Falcon, lançado da Flórida em fevereiro. A Beresheet, que significa Genesis ou “início”, rodou em volta da Terra várias vezes e percorreu 6,5 milhões de quilômetros antes de atingir a órbita lunar e cair perto de onde as missões Apollo, dos EUA, aterrissaram.

A iniciativa israelense começou após o Google prometer prêmio de US$ 20 milhões para a primeira missão com financiamento privado que pousasse na Lua. A competição chegou ao fim no ano passado sem vencedores depois do vencimento do prazo.

Aos 37 minutos de transmissão os problemas começam a aparecer. Os narradores falam em hebraico e inglês sobre os problemas nos motores e a falha de comunicação com a espaçonave. Assista:

RECOMENDAMOS

SUPREMA CORTE

Celso de Mello deve decidir destino de Lula e Moro

OUSADIA

Dupla invade lanchonete, rouba produtos, mas é presa

SONHO VIVO

América vence xará e segue em busca do acesso à Série C

ESTUDO

Forró pode virar patrimônio imaterial do país

CAMISA 10 EMOCIONADA

Após queda, Marta faz apelo: 'Futebol depende de vocês'

CARREIRA MILITAR

Corpo de Bombeiros da PB anuncia concurso com 10 vagas

ZERO ÁLCOOL

Lei Seca flagra 137 motoristas alcoolizados no RN

SORTEIO JUNINO

Quina de São João pode pagar R$ 140 mi nesta segunda

comentários