Política

ORDEM DO IPIRANGA

Moro recebe honraria de Doria e agradece apoio

Homenagem ocorre em meio aos vazamentos de conversas

Por Camila Maciel/Agência Brasil

28 de junho de 2019 | 17:37

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministro de Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, recebeu nesta sexta-feira (28), a honraria máxima do estado de São Paulo, a Medalha da Ordem do Ipiranga, no grau Grã-Cruz. Durante a cerimônia, o governador João Doria destacou a cooperação do ministro na transferência de lideranças da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para presídios federais, ocorrida em fevereiro, e o trabalho de Moro como juiz da Operação Lava Jato.

“Essa parceria permitiu que ao 34º dia de sua função como ministro e eu como governador de São Paulo que colocássemos 22 chefes do PCC em presídios federais. Nenhuma notícia vazou, nenhuma informação foi compartilhada em sites”, lembrou Doria. O governador acrescentou que a homenagem é também um reconhecimento aos serviços prestados por Moro como juiz da Lava Jato. “Se não fosse este homem, liderando um grupo de patriotas, como juízes, desembargadores e promotores, não teríamos a Lava Jato”, afirmou.

A homenagem ocorre em meio aos vazamentos de conversas entre o então magistrado e o procurador Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa, feitas pelo site de notícias The Intercept Brasil. Desde a publicação das supostas mensagens, o ministro Sergio Moro afirma que não reconhece a autenticidade dos diálogos e diz que as conversas podem ter sido “editadas e manipuladas” por meio de ataques de hackers. Para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as mensagens são indícios de suspeição do ex-magistrado.

O ministro Sergio Moro agradeceu a honraria e referiu-se à cerimônia como uma manifestação de apoio. Ele disse que desde o início da Lava Jato enfrenta ataques. “Mais recentemente, ataques recorrentes de invasões criminosas, que estão sendo investigadas. A Polícia Federal deve chegar aos responsáveis, disse.

Moro disse que, apesar dos ataques, tem recebido muitas manifestações de apoio. “Hoje, inclusive, é uma delas, embora tenha também outro objeto”.

RECOMENDAMOS

OPERAÇÃO

PF aprende 1,2 ton de droga a caminho do porto de Natal

INCENTIVO

Agricultura Familiar do RN ganhará linha de crédito

CAPACITAÇÃO

Casa do Menor Trabalhador forma 700 alunos em Natal

MUDANÇAS

Bolsa Família será reformulado com valores maiores

CONGRESSO TUCANO

PSDB diz que terá candidato a Presidência em 2022

EMBOSCADA

Atentado na BR-262 mata índios Guajajara no MaranhãoA

VOLTOU ATRÁS

Governo recua de excluir 17 profissões do MEI

TALENTO UNIVERSITÁIRO

Prêmio Capes distribuirá R$ 5 mil para mil colocados

comentários