Cultura

CINEMA NA PRAIA

Mostra de Cinema de Gostoso destaca produção audiovisual da comunidade

Evento segue até esta terça (12) com premiação da Mostra Competitiva

Por Redação

11 de novembro de 2019 | 16:18

6ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso. Foto: Rogério Vital

Assistir filmes de qualidade, na beira da praia, sob a luz do luar e tendo a brisa do mar como companhia. Assim tem sido para milhares de pessoas desde sexta-feira (8), quando teve início a Mostra de Cinema de Gostoso, com programação gratuita. As três primeiras noites de exibição lotaram a Praia do Maceió e as 600 espreguiçadeiras montadas foram poucas para o número de presentes. O evento segue até amanhã (12), quando serão premiados os filmes que integraram a Mostra Competitiva.

Na sexta-feira, após a solenidade de abertura, os presentes puderam assistir uma das produções do Coletivo Nós do Audiovisual, formado dentro da Mostra de Cinema, coordenado pelos realizadores Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld e composto por jovens e adolescentes da comunidade. “Júlia Porrada” contou a história de uma mulher forte e sobrevivente de São Miguel do Gostoso e teve direção de Igor Ribeiro.

Para a secretária estadual de Turismo, Aninha Costa, o trabalho que os realizadores fazem com a comunidade através do Coletivo é transformador. “Parabenizo Eugênio e Matheus porque esse trabalho que desenvolvem desde 2013 tem mudado a vida desses jovens e feito a diferença. Muitos hoje estão em universidades e institutos federais estudando audiovisual ou produção cultural”, destacou.

Eugênio Puppo, por sua vez, reforçou que o engajamento da comunidade no projeto é muito importante para seu êxito. “Há seis anos o povo de São Miguel do Gostoso abraçou a Mostra de Cinema, se envolveu e se dedicou para chegarmos até aqui. Sem eles nada disso seria possível e é por isso que agradecemos a cada um”, registrou.

As oficinas de audiovisual acontecem desde 2013 e envolvem jovens e adolescentes da comunidade. Em cinco anos foram realizadas 45 oficinas, que resultaram na produção de 19 curtas-metragens, dos quais quatro são inéditos e estão sendo exibidos durante a Mostra. Nas aulas os estudantes aprendem formação técnica e audiovisual e a dominar toda a cadeia da produção cinematográfica.

O grupo já conta com alguns prêmios. Recentemente recebeu o “Reconhecimento Especial” no 12º Los Angeles Brazilian Film Festival, em Los Angeles (EUA), pelo curta-metragem “O grande amor de um lobo”. O curta já havia ganhado também a premiação de aquisição do Canal Brasil no Cine Ceará, e deve começar a ser exibido no canal em breve. Além destas premiações, o Nós do Audiovisual também foi reconhecido com o documentário “Filho de Peixe” e ganhou o direito de exibição na TV Cultura no Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

A Mostra de Cinema de Gostoso acontece desde 2013, mas há três anos conta com o apoio do Governo do Estado via Secretaria de Turismo e projeto Governo Cidadão, com recursos do Banco Mundial.

RECOMENDAMOS

IGC

UFRN se destaca em 1° no Estado e 4° no Norte-Nordeste

''DEUS E EU''

Leandro Borges faz show pela primeira vez em Natal

DECISÃO

TJRN barra lei que permitia táxis em faixas de ônibus

FUTEBOL INTERNACIONAL

Confira os confrontos das oitavas da Liga dos Campeões

MANUTENÇÃO

Telefone do SAMU não funcionará nesta terça em Natal

HISTÓRIA

Museu Câmara Cascudo é opção para passeio nas férias

BATE O SINO

Comércio de Natal amplia horário de funcionamento

RESGATE

Arara natural da Amazônia é encontrada em Natal

comentários