Esportes

REPRESENTANDO O RN

Mulheres são maioria dentre atletas potiguares nos Jogos Parapan-Americanos de 2019

RN terá 16 paradesportistas, sendo que dez são mulheres

Por Guilherme Arnaud

17 de julho de 2019 | 12:15

Ana Raquel Lins é uma das representantes potiguares no Parapan-Americano de 2019 - Foto: Arquivo Pessoal/Cedida

O Rio Grande do Norte é um dos 23 estados que, juntos ao Distrito Federal, terão atletas representantes nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, que acontecem em Lima, capital do Peru, a partir do dia 23 de agosto. São 16 potiguares que competirão no Atletismo, Ciclismo, Goalball, Halterofilismo, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa e Voleibol Sentado, o que coloca o RN em 5º lugar no ranking de estados com mais atletas convocados.

O Brasil terá a maior delegação da história em Jogos Parapan-Americanos na próxima edição da competição paradesportiva. A comitiva brasileira contará com 512 integrantes, sendo 337 atletas que representarão o país em 17 modalidades.

Além dos paradesportistas, o RN também terá integrantes de profissionais especializados nas equipes, como médicos, fisioterapeutas, treinadores, massoterapeutas e enfermeiros. A delegação potiguar tem convocados nascidos em diversas cidades. Há representantes de Natal, Parnamirim, Caicó, Santo Antônio, São Paulo do Potengi, Nova Cruz e São Tomé.

Forte representação feminina

A comitiva potiguar terá forte representação feminina. Dos 23 convocados, entre atletas e profissionais especializados, 11 são mulheres, o que representa por volta de 45%.

Outro dado reforça a ideia: dos 16 paradesportistas do RN, 10 são do sexo feminino, ou seja, cerca de 65%. Esse valor é quase o dobro da porcentagem do time feminino na delegação brasileira, de 38%.

Em conversa com o Portal No Ar, a paraciclista natalense Ana Raquel Lins, que treina pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN, destaca que esse número mostra o crescimento das mulheres no paradesporto. “Acho fantástico esse fato. Mostra que a participação feminina está sendo incentivada, que o pessoal está vendo a gente representando e querendo participar, também”.

RECOMENDAMOS

CUIDADOS E PREVENÇÃO

Mutirão fará diagnóstico precoce de câncer de pele

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Botão do pânico alertará vítimas de violência doméstica

AMANTE NÃO TEM LAR!

Deborah Secco revela que viveu romance com homem casado

KNOW-ALL

Natal e Fortaleza discutem licenciamento on line

DEZEMBRO LARANJA

Natal e Caicó terão mutirão de exame de câncer de pele

AUMENTO

Brasil tem 47,2 milhões de usuários de planos de saúde

TRETA PESADA!

Samantha Schmütz e Marcus Majella brigam feio

PROVAS NÃO ACEITAS

Ação contra procuradores da Lava Jato será arquivada

comentários