Esportes

REPRESENTANDO O RN

Mulheres são maioria dentre atletas potiguares nos Jogos Parapan-Americanos de 2019

RN terá 16 paradesportistas, sendo que dez são mulheres

Por Guilherme Arnaud

17 de julho de 2019 | 12:15

Ana Raquel Lins é uma das representantes potiguares no Parapan-Americano de 2019 - Foto: Arquivo Pessoal/Cedida

O Rio Grande do Norte é um dos 23 estados que, juntos ao Distrito Federal, terão atletas representantes nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, que acontecem em Lima, capital do Peru, a partir do dia 23 de agosto. São 16 potiguares que competirão no Atletismo, Ciclismo, Goalball, Halterofilismo, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa e Voleibol Sentado, o que coloca o RN em 5º lugar no ranking de estados com mais atletas convocados.

O Brasil terá a maior delegação da história em Jogos Parapan-Americanos na próxima edição da competição paradesportiva. A comitiva brasileira contará com 512 integrantes, sendo 337 atletas que representarão o país em 17 modalidades.

Além dos paradesportistas, o RN também terá integrantes de profissionais especializados nas equipes, como médicos, fisioterapeutas, treinadores, massoterapeutas e enfermeiros. A delegação potiguar tem convocados nascidos em diversas cidades. Há representantes de Natal, Parnamirim, Caicó, Santo Antônio, São Paulo do Potengi, Nova Cruz e São Tomé.

Forte representação feminina

A comitiva potiguar terá forte representação feminina. Dos 23 convocados, entre atletas e profissionais especializados, 11 são mulheres, o que representa por volta de 45%.

Outro dado reforça a ideia: dos 16 paradesportistas do RN, 10 são do sexo feminino, ou seja, cerca de 65%. Esse valor é quase o dobro da porcentagem do time feminino na delegação brasileira, de 38%.

Em conversa com o Portal No Ar, a paraciclista natalense Ana Raquel Lins, que treina pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN, destaca que esse número mostra o crescimento das mulheres no paradesporto. “Acho fantástico esse fato. Mostra que a participação feminina está sendo incentivada, que o pessoal está vendo a gente representando e querendo participar, também”.

RECOMENDAMOS

CONTRA TOMBAMENTO

Conselho de Turismo quer demolição do Hotel Reis Magos

NOVAS OPÇÕES

RN terá novos voos para o Rio a partir de novembro

PROJETO PILOTO

Mossoró: Petrobras vai investir na primeira infância

'AJUDE O MUNDO'

Madonna manda recado para Bolsonaro pela Amazônia

RECONHECIMENTO

Dois A Engenharia é premiada por obra em parque eólico

PLANEJAMENTO

Antecipar orçamento de reforma pode garantir preços mai

CORTE NAS DESPESAS

Coworking é alternativa para economizar com empresa

ESPETÁCULO

Parnamirim: Mostra de dança Aprec'arte segue até sexta

comentários