Geral

PLANO DIRETOR NO AR

🔊Natal: Classe empresarial apresenta sugestões para revisar Plano Diretor

Grupo discutiu principais problemas existentes e potencialidades

Por Redação

3 de setembro de 2019 | 16:06

Imagem panorâmica de parte da zona Norte de Natal. Foto: Canindé Soares

🔊Ouça a matéria:

A classe empresarial apresentou nesta terça-feira (3) sugestões para a revisão do Plano Diretor de Natal que está em fase de oficinas com diferentes segmentos representativos da sociedade. O grupo teve a oportunidade de conhecer as informações técnicas necessárias para o processo participativo, além de discutir os principais problemas existentes, as potencialidades e as questões prioritárias que serão consideradas na formulação da Minuta da Revisão.

Após a leitura técnica, diversos segmentos apresentaram sugestões como a criação de eixos estruturantes para um melhor aproveitamento da infraestrutura instalada, repensar no controle de gabarito, que no atual Plano fixa alturas máximas para toda a cidade, fachada ativa que corresponde à ocupação da fachada localizada no alinhamento de passeios públicos por uso não residencial, com acesso aberto à população e abertura para o logradouro, fruição pública seria o uso público de área localizada no pavimento térreo, que não pode ser fechada ao acesso público com edificações, instalações ou equipamentos e usos mistos.

A ideia é que a Prefeitura consiga ouvir a toda sociedade civil organizada, por isso, a primeira oficina ocorreu com as ONGs e Movimentos Populares, seguida hoje pelos empresários, e estão previstas ainda nos próximos dias com as federações, entidades de classe, universidades e instituições de ensino, nos dias 10 e 17 de setembro, respectivamente. Toda a condução dos trabalhos é feita pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Os encontros integram a “Leitura da Cidade”, composta pela Leitura Técnica e a Leitura Comunitária, processos independentes, mas realizados no mesmo período. O objetivo é ouvir e compreender os anseios, o olhar social e a dinâmica da cidade, a partir da contribuição dada pela população. “Ou seja, quais são as necessidades vistas pelos grupos que devem ser incluídas no Plano Diretor. As oficinas são o momento onde os anseios da população são ouvidos e discutidos, para depois serem sistematizados pelos Grupos de Trabalho (GTs), responsáveis por inserir essas contribuições na minuta do PDN”, explica o secretário adjunto de Planejamento Thiago Mesquita.

Também estão ocorrendo paralelamente as oficinas regionais por zonas administrativas da cidade, as quais foram iniciadas a zona Leste no último dia 30 e 31 de agosto e segue nos dias 06 e 07 de setembro na zona Sul, 13 e 14 de setembro na zona Oeste e 20 e 21 de setembro na zona Norte, sempre às sextas e sábados.

AGENDA DOS PRÓXIMOS EVENTOS

As oficinas de Revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) por segmento acontecem na Faculdade Estácio, no bairro do Alecrim, sempre a partir das 8h da manhã.

06 e 07/09- Oficinas zona Sul
10/09 – Oficina Entidades profissionais
17/09 – Oficina Instituições de ensino e pesquisa
13 e 14/09 – Oficinas zona Oeste
20 e 21/09 – Oficinas zona Norte

 

RECOMENDAMOS

SEGUNDA DIVISÃO

Alecrim avança para semifinal com 100% aproveitamento

BBB

Ex-BBB é confirmada na edição de 2020 do reality

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Natal: Comissão visita Centro de Saúde Anita Garibaldi

1º BPM

Após obras, PM reinaugura sede de batalhão na Ribeira

'SE CHEGAR A GENTE LIMPA'

RN: 1.800 voluntários se cadastram para limpar praias

TRIBUNAL

Fachin vota a favor de prisão em 2ª instância

INVESTIGAÇÃO

CPI das Fake News convoca assessores de Bolsonaro

OPERAÇÃO MILK

Polícia prende 4 em operação contra roubos em fazendas

comentários