Geral

SE LIGA NA PROGRAMAÇÃO

Natal Geek Day: Gerações se unem para falar sobre novas tecnologias

Evento acontecerá no SebraeLab no próximo dia 25 e as inscrições podem ser feitas gratuitamente

Por Redação

17 de maio de 2019 | 16:19

Foto: Reprodução

Gerações baby boomer, X, Y, Z ou alpha. Momentos diferentes, novas descobertas, mas um mesmo ponto de encontro. O SebraeLab, no bairro de Lagoa Nova, reunirá no próximo dia 25, das 8h às 14h, diferentes gerações para se divertir e conversar sobre as transformações que a tecnologia tem provocado na educação, no trabalho e no dia a dia.

A jovem estudante Emmanuelle Richard, de 17 anos, e o médico anestesiologista Abinoam Junior, de 42 anos, parecem ter pouco em comum. Mas um bate-papo rápido com cada um deles prova o contrário. A tecnologia aplicada ao seu dia a dia é o ponto de convergência entre essas gerações que enfrentado transformações na própria forma de realizar seu trabalho, aprender ou mesmo compartilhar conhecimento.

Emmanuelle Richard (Foto: Reprodução)

Emmanuelle, por exemplo, descobriu a programação aos 8 anos de idade, se desiludiu no primeiro contato pela falta de didática voltada para crianças, mas hoje, após novas experiências, já tem quatro aplicativos desenvolvidos sozinha, palestrou no palco principal da Campus Party em Recife e atualmente é profissional da área de tecnologia.

“A gente vive um momento incrível e o conhecimento da tecnologia, como a programação, se torna cada vez mais fundamental. Antes se falava em analfabeto funcional, hoje é o analfabeto tecnológico que por falta de conhecimento, acaba escravo da própria tecnologia”, afirma a jovem que destaca a importância de eventos que apresentem e promovam o acesso à tecnologia.

Abinoam Júnior também teve o primeiro contato com a tecnologia e o estudo da programação cedo, mas a didática do ensino voltada para adultos criou quase um “trauma” no jovem curioso. Contudo, a curiosidade sobre o tema nunca desapareceu e, anos depois, ele não apenas conseguiu estudar, mas o conhecimento adquirido foi usado desde os primeiros dias na faculdade de medicina.

“Para mim, sempre foi um diferencial. Já desenvolvi aplicativos que mudaram a minha rotina e a de colegas. Tenho amigos que diziam que a minha profissão não sofreria com a tecnologia, mas hoje, é uma realidade médicos realizando procedimentos cirúrgicos há milhares de quilômetros de distância do paciente, através de tecnologias como a robótica. Conhecer e entender essas tecnologias podem garantir o futuro de muita gente. Por isso, meus filhos, hoje, ainda novos já estudam programação e participam de eventos como o Natal GeekDay”, afirmou.

Emannuelle e Abinoam estarão lado a lado com outros especialistas em diversas áreas ligadas à tecnologia para comandar palestras no workshop “Tecnologia e Educação: desenvolvendo habilidades” durante o Natal GeekDay.

O evento acontece no SebraeLab, na sede do Sebrae, e conta com a realização da SuperGeeks Natal, escola de programação para crianças e jovens na capital potiguar. A iniciativa reunirá programadores, educadores, estudantes, pais e entusiastas da tecnologia e novas ferramentas voltadas para educação e profissionalização.

O Natal GeekDay ainda oferecerá outras atrações, como museu de games antigos, vivências de novas tecnologias, sorteios, distribuição de brindes, feira de produtos geek, além de oficinas gratuitas de Scratch para crianças entre 8 e 14 anos. Nela, os participantes aprenderão noções básicas de Scratch, espécie de programação em bloco a partir da qual os meninos e meninas desenvolverão projetos próprios.

Para participar do evento, os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente através do link: http://bit.ly/NatalGeekDay para garantir a vaga.

Confira a programação do workshop:

9h30 – Abertura do Natal Geek Day;

9h45 – Ensino da computação para crianças no Brasil;
Palestrante: Marco Giroto, programador, fundador da SuperGeeks e desenvolvedor da plataforma CS Plus.

10h – Plataforma Obama e os recursos tecnológicos para o ensino da matemática;
Palestrante: Prof. Dr. Dennys Leite Maia: Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação UFRN/IMD, docente no Curso de Graduação em Tecnologia da Informação e no mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais, além de pesquisador na área de educação com foco na matemática.

10h25 – Experiência em sala de aula: estudo da tecnologia e a importância dos jogos digitais para crianças com dificuldades de aprendizagem;
Palestrante: Karina de Sena Pegado IInicki, especialista em neuropsicopedagogia clínica e institucional, administração, supervisão e orientação educacional ESAP e mestranda em Inovação Tecnológica Educacional.

10h50 – Tecnologias digitais para mediação do conhecimento e gamificação no ensino médio;
Palestrantre: Ivana Lima, mestre em Design pela UFRN e professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Curso de Multimídia do IFRN.

11h15 – Profissões transformadas: programação na atuação profissional
Palestrantes: Abinoam Praxedes Marques Junior, médico anestesiologista e organizador da Comunidade Ruby/RN;

11h30 – Ganhos e oportunidades do aprendizado da programação para adolescentes;
Palestrante: Emmanuelle Richard, programadora em Ruby, palestrante e cordenadora do Projeto W3E – Womem Winning the Wold with Equity.

13h30 – Encerramento

RECOMENDAMOS

TECNOLOGIA NO JUDICIÁRIO

Corregedoria do RN adota sistema para eliminar papel

INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Fiern participa de Intercâmbio de Lideranças Setoriais

MODERNIZAÇÃO

Justiça do RN inclui processos em sistema eletrônico

LIMINAR

Decisão de Toffoli é usada para derrubar processos

PARCERIA

Natal terá programa para erradicar analfabetismo

CONFIRA

Lista de espera do ProUni já está disponível

OUSADIA NA CRIMINALIDADE

PM apreende adolescentes após arrastão em restaurante

FIM DA LINHA

Acusado de crimes no RN morre em tiroteio com a PM

comentários