Esportes

Natal recebe a terceira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

19 de setembro de 2019 | 16:17

Natal recebe a terceira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude a partir desta sexta-feira, 20, quando as delegações dos nove estados do Nordeste desembarcam na cidade. A competição vai reunir 1.330 participantes entre atletas, técnicos e oficiais. Em quatro dias, serão 223 jogos nos 16 torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei, no masculino e no feminino, em duas faixas etárias: 12 a 14 e 15 a 17 anos. As competições começam no sábado.

Os quatro esportes coletivos dos Jogos Escolares da Juventude acontecerão em 12 quadras esportivas. O basquete será disputado nos ginásios do Colégio Marista (quadra interna), IFRN Central (quadra externa) e no Palácio dos Esportes. O futsal no ginásio do DED, no Colégio Marista (quadra externa) e no Colégio Boa Viagem. Já as partidas de handebol acontecerão na UFRN, na IFRN Central (quadra externa) e no Colégio Contemporâneo Cidade Verde, ao passo que o vôlei será no CEI Romualdo, no Colégio da Neves e no Colégio Contemporâneo Potilândia.

“Tivemos quase 100% das inscrições efetivadas, o que só confirma o sucesso desse formato dos Jogos Escolares da Juventude, inaugurado ano passado”, afirmou o coordenador geral da competição, André Mattos. “Os Regionais de Cascavel e Palmas foram um sucesso e manter o nível de atendimento a todos os participantes também é a nossa meta para Natal. Aproveito para fazer um convite a toda população para assistir o evento e lotar os ginásios. A entrada é franca”, lembrou André.

Três das nove delegações participantes possuem equipes inscritas nos 16 torneios: Alagoas, Bahia e Sergipe. O Rio Grande do Norte já tem quatro equipes classificadas para a etapa nacional, em novembro, em Blumenau (SC), devido aos resultados do ano passado e será representado por 12 times. As duas menores delegações são do Ceará e de Pernambuco, com dez equipes cada. Cada um dos 16 torneios classifica o campeão e o vice-campeão para disputar o maior evento escolar do país em Santa Catarina.

Conhecida como a “Terra do Camarão” ou a “Noiva do Sol”, Natal possui uma história rica e curiosidades interessantes. A posição geográfica da cidade foi classificada como “um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo” pelo Departamento de Guerra dos EUA, junto com Suez, Gibraltar e Bósforo. Natal também é conhecida como a “Capital Mundial do Buggy”, por possuir a maior frota do mundo. Passeios com ou sem emoção por dunas, praias e lagoas são uma das maiores atrações turísticas da capital potiguar.

O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil. Possui uma área de 1.172 hectares e é reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. O povo natalense é considerado ainda o primeiro do Brasil a mastigar chicletes e beber Coca-Cola, quando Natal se transformou em base americana durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942. Natal possui ainda o aeroporto e o porto mais próximos da Europa e da África do continente sul-americano. Já o gentílico potiguar (nascidos em todo o estado) é de origem tupi e significa “comedor de camarão”.

Regional Azul em números:

– Comitê Organizador nacional: 42 profissionais de diversas áreas de atuação
– Auditores remotos: 2
– 1.330 participantes inscritos entre atletas, técnicos e oficiais dos nove estados do Nordeste
– 6.622 diárias nos 9 hotéis contratados
– 12.436 refeições servidas somente nos próprios hotéis
– 100 árbitros das quatro modalidades
– 62 veículos para transporte interno (carros, vans e ônibus)
– 70 voluntários entre universitários e militares
– 4 dias de competição
– 223 jogos em 16 torneios (modalidade, faixa etária e naipe)

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

RECOMENDAMOS

Wordpress Post 1579305006 029158

What History Homework Help Is - and What it Is Not

Oxidation may be explained because the break down of tissue or organ cells, or some compound reaction that is utilized to induce chemical modifications.

The Vista School

Things You Should Know About Dissertation Help Humanities

What You Need to Do About Research Paper Writing Service

Research Paper Assignment for Dummies

The Best Way To Perform Success and Wealth With Kesler Science Log-in

comentários