Geral

CURSO

Natal sedia Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna

Evento começou ontem (9) e segue até este sábado (11)

Por Redação

10 de maio de 2019 | 16:15

Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna. Divulgação

Segue em Natal recebe até este sábado (11) o 2º Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna na América Latina, sob a supervisão do neurocirurgião, Dr. Marco Moscatelli, e através do Programa de Doação Voluntária para Estudos Anatômicos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Na Alemanha, o curso já é consolidado e está na 47ª edição, chegando ao Brasil pela segunda vez.

O encontro reúne profissionais de todo o país para a capacitação de médicos na área de cirurgia de hérnia de disco, com técnica de videolaparoscopia, conduzida pelo Dr. Marco Moscatelli (SP), Dr. Roth Vargas (SP), Dra. Lena Goethel (Alemanha), Dr. José Miguel Donoso (Chile) e Dr. André Luiz Calderaro (RJ), que são instrutores de cirurgia endoscópica da coluna, por meio do Instituto Riwo Spine Alliance – considerada uma das maiores desenvolvedoras de técnica de cirurgia minimamente invasiva endoscópica do mundo.

Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna. Divulgação

Dr. Marco Moscatelli esclarece que o método foi trazido da Alemanha para o Brasil em 2008, através do Dr. Roth Vargas. E de 2009 a 2014, Moscatelli acompanhou, junto com Dr. Vargas, no serviço de Campinas- SP. “Depois disso, eu trouxe a técnica para Natal, onde estou há cinco anos e já foi possível ajudar mais de 400 pessoas que sofriam com dores”, comenta Dr. Marco que ainda explica “a técnica é minimamente invasiva, realizada através de um corte de 7mm, sem atingir nenhuma musculatura, sendo a cirurgia mais rápida, com sangramento mínimo e um procedimento próximo a zero de infecção. O paciente recebe alta após quatro horas e já sai andando, sem necessidade de pinos ou placas.” O procedimento é indicado para hérnias de disco, cisto facetário, estenose de canal, biópsias e outras patologias.

O curso está dividido em duas etapas: teórica e prática. O primeiro momento, quinta (09) acontece no SERHS Natal Grand Hotel e, a parte prática, na sexta-feira (10) e sábado (11), no Laboratório de Anatomia do Departamento de Morfologia do Centro de Biociências (DMOR), da UFRN, que fez doação de quatro corpos para estudos.

Na ocasião, Expedito do Nascimento, coordenador do Programa de Doação fala da importância da população tomar conhecimento da utilidade de estudos realizados em material humano. “Alguns setores da medicina necessitam da prática direta na anatomia humana, no intuito de aprimorar as técnicas e melhor desenvolver resultados. É pensando nisso que se faz necessário, também, que as pessoas tomem conhecimento das doações voluntárias de corpos”, esclarece o coordenador. O curso será realizado em corpos doados ao programa de doação da UFRN.

Será um momento importante de capacitação e de troca de experiências com profissionais renomados e médicos especialistas na área que reflete na melhoria da saúde da população. O Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna na América Latina aconteceu pela primeira vez em Natal no mês de novembro de 2018 e já tem mais uma edição previstas para 2019, sendo em novembro.

RECOMENDAMOS

SELEÇÃO PÚBLICA

Grafiteiros serão contratados para arte em Areia Preta

TECNOLOGIA NO JUDICIÁRIO

Corregedoria do RN adota sistema para eliminar papel

INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Fiern participa de Intercâmbio de Lideranças Setoriais

MODERNIZAÇÃO

Justiça do RN inclui processos em sistema eletrônico

LIMINAR

Decisão de Toffoli é usada para derrubar processos

PARCERIA

Natal terá programa para erradicar analfabetismo

CONFIRA

Lista de espera do ProUni já está disponível

OUSADIA NA CRIMINALIDADE

PM apreende adolescentes após arrastão em restaurante

comentários