Geral

PROTEÇÃO AMBIENTAL

Natal vai implantar Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal

Serviço vai combater e prevenir delitos contra o meio ambiente

Por Redação

16 de julho de 2019 | 16:15

Guarda Municipal de Natal. Divulgação

A Prefeitura do Natal, juntamente com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), planeja mais um passo para ampliar o trabalho de patrulhamento preventivo realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN). A medida trata da criação da Ronda de Proteção Ambiental (Ropam) que vai atuar combatendo e prevenindo delitos relacionados ao meio ambiente.

O Ropam vai seguir os mesmos parâmetros de outros dois grupamentos da GMN que vêm atuando diariamente nas ruas da capital. No caso, a Ronda de Proteção Escolar (Rope) e a Ronda Saúde (RondaS) que são direcionados a segurança preventiva das escolas municipais e das unidades de saúde geridas pela Prefeitura do Natal, respectivamente.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, participou de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) onde foi tratado da construção de um convênio entre as duas secretarias com foco na criação da Ropam/GMN, que vai trabalhar integrada aos setores de fiscalização ambiental e urbanística de competência da Semurb.

O convênio vai possibilitar o investimento em diárias operacionais e viaturas destinadas aos guardas municipais que vão compor as equipes de patrulhamento da Ropam. Nesse caso, a Semdes vai utilizar agentes no período de folga do serviço ordinário, ampliando o número do efetivo de guardas municipais e de viaturas nas ruas da capital.

A secretária Sheila Freitas lembrou que a missão principal do Ropam estará vinculada ao enfretamento de crimes ambientais, a exemplo de poluição sonora, comércio ilegal de animais silvestres, despejo de resíduos em áreas impróprias, ocupação ilegal de área pública, e outros tantos delitos previstos na lei de crimes ambientais. “A Guarda Municipal dará um reforço maior as ações da Semurb e levará mais segurança ao cidadão natalense que precisa dos nossos serviços”, comentou a secretária.

 

RECOMENDAMOS

CONTRA TOMBAMENTO

Conselho de Turismo quer demolição do Hotel Reis Magos

NOVAS OPÇÕES

RN terá novos voos para o Rio a partir de novembro

PROJETO PILOTO

Mossoró: Petrobras vai investir na primeira infância

'AJUDE O MUNDO'

Madonna manda recado para Bolsonaro pela Amazônia

RECONHECIMENTO

Dois A Engenharia é premiada por obra em parque eólico

PLANEJAMENTO

Antecipar orçamento de reforma pode garantir preços mai

CORTE NAS DESPESAS

Coworking é alternativa para economizar com empresa

ESPETÁCULO

Parnamirim: Mostra de dança Aprec'arte segue até sexta

comentários