Geral

PROTEÇÃO AMBIENTAL

Natal vai implantar Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal

Serviço vai combater e prevenir delitos contra o meio ambiente

Por Redação

16 de julho de 2019 | 16:15

Guarda Municipal de Natal. Divulgação

A Prefeitura do Natal, juntamente com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), planeja mais um passo para ampliar o trabalho de patrulhamento preventivo realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN). A medida trata da criação da Ronda de Proteção Ambiental (Ropam) que vai atuar combatendo e prevenindo delitos relacionados ao meio ambiente.

O Ropam vai seguir os mesmos parâmetros de outros dois grupamentos da GMN que vêm atuando diariamente nas ruas da capital. No caso, a Ronda de Proteção Escolar (Rope) e a Ronda Saúde (RondaS) que são direcionados a segurança preventiva das escolas municipais e das unidades de saúde geridas pela Prefeitura do Natal, respectivamente.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, participou de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) onde foi tratado da construção de um convênio entre as duas secretarias com foco na criação da Ropam/GMN, que vai trabalhar integrada aos setores de fiscalização ambiental e urbanística de competência da Semurb.

O convênio vai possibilitar o investimento em diárias operacionais e viaturas destinadas aos guardas municipais que vão compor as equipes de patrulhamento da Ropam. Nesse caso, a Semdes vai utilizar agentes no período de folga do serviço ordinário, ampliando o número do efetivo de guardas municipais e de viaturas nas ruas da capital.

A secretária Sheila Freitas lembrou que a missão principal do Ropam estará vinculada ao enfretamento de crimes ambientais, a exemplo de poluição sonora, comércio ilegal de animais silvestres, despejo de resíduos em áreas impróprias, ocupação ilegal de área pública, e outros tantos delitos previstos na lei de crimes ambientais. “A Guarda Municipal dará um reforço maior as ações da Semurb e levará mais segurança ao cidadão natalense que precisa dos nossos serviços”, comentou a secretária.

 

RECOMENDAMOS

CUIDADOS E PREVENÇÃO

Mutirão fará diagnóstico precoce de câncer de pele

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Botão do pânico alertará vítimas de violência doméstica

AMANTE NÃO TEM LAR!

Deborah Secco revela que viveu romance com homem casado

KNOW-ALL

Natal e Fortaleza discutem licenciamento on line

DEZEMBRO LARANJA

Natal e Caicó terão mutirão de exame de câncer de pele

AUMENTO

Brasil tem 47,2 milhões de usuários de planos de saúde

TRETA PESADA!

Samantha Schmütz e Marcus Majella brigam feio

PROVAS NÃO ACEITAS

Ação contra procuradores da Lava Jato será arquivada

comentários