Cultura

RETRO-VISÕES

Nova exposição da Galeria Sesc passeia pelos prédios históricos do RN

Público tem até o dia 20 de dezembro para conferir o trabalho da artista Evana Macedo.

Por Raul Saraiva

14 de novembro de 2019 | 11:10

Foto: Divulgação/Sesc

Que tal fazer um passeio por prédios históricos do Rio Grande do Norte e da Paraíba? Esse é o convite que o Serviço Social do Comércio, instituição do Sistema Fecomércio RN, faz ao público que visitar a Galeria Sesc Cidade Alta até o dia 20 de dezembro.

A vernissage da última exposição do ano, Retro-Visões, aconteceu nesta quarta-feira (13), em evento aberto ao público e contou com a presença do Diretor Regional do Sesc RN, Fernando Virgilio.

“O Sesc atua em cinco programas, sendo cultura um deles, e é muito bom estarmos aqui nesta quinta exposição do ano prestigiando o talento dessa artista. Muito obrigada pela presença de todos e convidem os familiares para visitarem nossa galeria, que inclusive recentemente passou por melhorias em sua estrutura”, agradeceu Virgilio.

Na oportunidade, a artista Evana Macedo falou sobre sua relação com o Sesc e a importância da galeria para os artistas, que inclusive tem como diferencial a presença constante de um mediador em artes visuais.

“A minha relação com o Sesc vem desde 2016, quando fui mediadora, e agora volto como artista na mesma galeria que trabalhei. Para mim, a importância desse espaço é gigante, por termos nosso trabalho divulgado e com a mediação é muito bom”, destacou a artista Evana Macedo.

Retro-Visões é uma série de 500 impressões fotográficas, com superposição em xilogravura, sobre prédios históricos nas cidades potiguares de Acari, Currais Novos, Florânia, Natal e Picuí (PB). A mostra é resultado do trabalho de pesquisa da artista Evana Macedo, que articula a experiência de caminhar e viver em cidades, sua arquitetura, memória, patrimônio material, a fotografia e a xilogravura.

Para a estudante Maria Clara (15), foi um privilégio sair de Macaíba para conhecer a Galeria Sesc. “No começo não entendi muito bem, mas depois da artista ter explicado tudo fez sentido. Eu adorei, pois isso é história, importante saber de onde veio para seguir adiante e sermos pessoas melhores”.

Fique atento para conferir a última exposição do ano. O funcionamento da Galeria Sesc é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 19h, e o acesso é gratuito.

Galeria Sesc

Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua 5ª edição, o projeto selecionou quatro trabalhos para compor o calendário de exposições 2019.

Só este ano, 3.371 pessoas estiverem na Galeria Sesc, um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.

Cultura no Sesc

No Sesc, a cultura não é só entretenimento, mas também mecanismo fundamental para o resgate da cidadania. O Sesc RN valoriza e estimula a produção cultural potiguar por meio de programações nas áreas de artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual, biblioteca e multilinguagens.

Os investimentos na área são sistemáticos. De 2014 a 2018, o Sesc RN investiu R$ 9 milhões em projetos na área de cultura. A estimativa para 2019 é investir em torno de R$ 3 milhões de reais para atender a um público de 165 mil pessoas.

Campanha “Eu valorizo”

O Sistema Comércio lançou, em todo o país a campanha #euValorizo, com o intuito de mostrar o trabalho socioeconômico desenvolvido pela Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federações do Comércio, Sesc e Senac dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, e sindicatos empresariais, há mais de sete décadas em prol dos brasileiros e do desenvolvimento social e econômico do Brasil e dos estados e municípios.

Para assinar o documento, o internauta acessa o site www.valorizaobrasil.com.br, onde tem uma série das atividades realizadas pelas entidades em todo o Brasil. No cabeçalho/menu do site, tem a aba EU APOIO, ao clicar, direciona a o site de petições públicas para assinatura online, para preencher as informações solicitadas, como nome, estado, CPF, e-mail.

Serviço:

O quê? Abertura da exposição “Retro-visões” na Galeria Sesc

Onde? Galeria Sesc Cidade Alta | Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, Natal-RN

Quando?

Exposição: 14/11 a 20/12 (exceto finais de semana e feriados), das 9h às 19h.

Agendamento de grupos: (84) 3133-0360.

Acesso gratuito.

RECOMENDAMOS

PLANO DIRETOR NO AR

Fórum do Plano Diretor debate desenvolvimento urbano

ENCONTRO DE INDUSTRIAIS

Bolsonaro: 'Governo pretende trabalhar com a indústria'

EQUIPAMENTO NOVO

Walfredo Gurgel adquire nova maca para banho

SUPORTE EMOCIONAL

Funcionários da UPA Esperança recebem Comissão de Saúde

NATAL EM NATAL

Natal Fest Gourmet será na Praça Pedro Velho neste mês

PROJETO APROVADO

Deputados aprovam lei para Fátima pagar servidores

DISCURSO EM BRASÍLIA

'Nordeste é a solução para o Brasil', diz Fiern na CNI

MOVIMENTO CONTINUA

Policiais penais rejeitam proposta do Governo

comentários