Cultura

NESTE DOMINGO

Orquestra Sinfônica dedica concerto ao público infantil na Cidade da Criança

Apresentação, que acontecerá neste domingo (13), traz músicas eruditas presentes no cinema e nos desenhos animados

Por Redação

9 de outubro de 2019 | 16:02

Foto: Brunno Martins/Divulgação

Uma viagem ao universo infantil através da música erudita! Essa é a proposta da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN para o VII Concerto Oficial da temporada do projeto Movimento Sinfônico, marcado para o próximo domingo, 13 de outubro, na Cidade da Criança, a partir das 16h. Não haverá reserva e nem retirada de ingressos. O acesso ao local é no valor de R$ 2,00.

Sob a regência do maestro Linus Lerner, responsável também pela direção artística, o especial Dia das Crianças conta com músicas que fazem parte da trilha sonora de filmes e também de diversos desenhos animados como Tom & Jerry, Pica Pau, Pernalonga e outros. A programação promete mexer com a imaginação das crianças de hoje e com a memória de quem já passou por essa fase. Dentre as obras que integram o programa, estão: Toreador do compositor Georges Bizet; Fada açucarada – uma das famosas composições de Tchaikovsky – a obra faz parte de um dos maiores e mais reconhecidos ballets, o Quebra Nozes.

Tem também a peça Mercado Persa, de Albert Ketèlbey que, no momento de sua execução, contará com a presença de um narrador apresentando o funcionamento da orquestra e explicando como cada instrumento, ou família de instrumentos, participa para que a música aconteça dentro de uma sinfônica. Em outro momento durante o espetáculo, o maestro Linus vai convidar uma criança da plateia e mostrar de forma lúdica, qual a função do regente no concerto. A criança escolhida será regente por um dia e terá a oportunidade de conduzir a OSRN para o público. Um verdadeiro intercâmbio de conhecimento e experiência entre plateia e músicos.

Para os amantes do cinema, a Orquestra traz ao palco uma das maiores trilhas sonoras da sétima arte, a música tema de Guerra nas Estrelas (Star Wars), composta por John Williams. Outras que não podem faltar neste especial, são: a famosa Can Can de Jacques Offenbach; Czardas, canção do italiano Vittorio Monti (baseada no folclore húngaro) e, trazendo um belo toque brasileiro, a OSRN apresenta ainda de um jeito todo especial, Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e, Cantiga de Roda do compositor e regente pernambucano, Clovis Pereira.

O especial é em comemoração ao Dia das Crianças, e a OSRN convida a todos, independente da idade, para compartilhar deste momento de alegria, troca de conhecimento e música erudita, afinal, ela está presente em todas as épocas da vida.

RECOMENDAMOS

MUDANÇA NO TRÂNSITO

Mário Negócio terá faixa semi-exclusiva nesta segunda

NOVA CHANCE

Mega-Sena acumulou com R$ 25 milhões no próximo sorteio

OPERAÇÃO

PF aprende 1,2 ton de droga a caminho do porto de Natal

INCENTIVO

Agricultura Familiar do RN ganhará linha de crédito

CAPACITAÇÃO

Casa do Menor Trabalhador forma 700 alunos em Natal

MUDANÇAS

Bolsa Família será reformulado com valores maiores

CONGRESSO TUCANO

PSDB diz que terá candidato a Presidência em 2022

EMBOSCADA

Atentado na BR-262 mata índios Guajajara no MaranhãoA

comentários