Geral

SIMPÓSIO

Palestra sobre autismo no ambiente escolar orienta pais e profissionais

Evento acontece hoje (12) e amanhã (13) no Holiday Inn Natal

Por Redação

12 de abril de 2019 | 14:24

As características de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) dentro do ambiente escolar foi tema de palestra da neurologista Celina Reis, dentro da programação do primeiro dia do V Simpósio Dialogando Sobre Autismo, que acontece em Natal nesta sexta-feira (12) e sábado (13), no Holiday Inn da Av. Senador Salgado Filho, em Lagoa Nova.

De acordo com Celina Reis, é na fase escolar, quando a criança é constantemente estimulada ao aprendizado, que as características do TEA são evidenciadas. “As crianças típicas já conseguem formar frases completas aos cinco anos. Aos seis ela já aprende a ler e escrever. Quando isso não acontece, pais e professores precisam investigar as razões pelas quais aquela criança não escreve, não quer abrir o livro. Esse sinais, em alguns casos, podem indicar autismo”, diz.

A neurologista lista algumas características evidenciadas no contexto escolar: transtorno de linguagem receptiva, expressiva (verbal e não verbal), que é observado na relação com os outros; falha na linguagem, apraxia verbal e alteração prosódia, ou seja, diferenças no ritmo da fala, no tom de voz e na entonação dada a cada palavra. “O indivíduo com TEA não consegue captar comandos sociais. Caso uma criança em fase escolar esteja apresentando este comportamento, é importante buscar ajuda especializada para identificar de fato o que é”, afirma

Na programação da tarde desta sexta-feira, o evento traz mais duas palestras: a primeira sobre o Currículo Funcional Natural (CFN) como trajetória para a vida adulta do autista e, logo após, outra sobre o que vem depois do diagnóstico de TEA. Às 17h, o Simpósio promove com todos os palestrantes a mesa redonda “Caminhos para o Autismo”.

O V Simpósio Dialogando sobre Autismo é uma realização do Núcleo de Integração Sensorial (NSI), conta com organização da Crion Eventos e reúne pais, profissionais e população em geral para discutir o tema o foco do evento. A programação completa pode ser conferida no site www.crioneventos.com.br.

Mini-curso aborda Plano de Desenvolvimento Individual Escolar
Com a proposta de oferecer uma formação extra específica, o Simpósio contará com um mini-curso na noite desta sexta-feira (12) para os participantes que desejem aprofundar conhecimentos, abordando “Noções sobre o Plano de Desenvolvimento Individual Escolar”.

O conteúdo será ministrado pela pedagoga Ana Cláudia Albuquerque, especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, professora do curso de Pedagogia da Uninassau, diretora pedagógica da Acreditar Educação Especializada e escritora do livro “Receitas de Brincadeiras: a arte de desenvolver vários tons de azul”. O mini-curso tem vagas limitadas e a inscrição é exclusiva aos participantes do Simpósio.

RECOMENDAMOS

EVENTO

Palestra discute situação do Instituto Santos Dumont

BALANÇO

Saldo de empregos tem pior mês de março desde 2016

PRAZO ACABANDO

Mais de 320 mil ainda não pagaram o IR de 2019 no RN

SUSTO!

Moradores confundem fogos com alerta de evacuação

BENZA DEUS!

Cauã Reymond posta foto sexy e tamanho choca seguidores

'DESERTO'

Pregão que Estado usaria para pagar servidores fracassa

MAIS TEMPO

Emissão de RGs terá horário ampliado no RN

TRÂNSITO SEGURO

STTU leva a campanha Maio Amarelo ao Mercado Bem-Te-Vi

comentários