Geral

SIMPÓSIO

Palestra sobre autismo no ambiente escolar orienta pais e profissionais

Evento acontece hoje (12) e amanhã (13) no Holiday Inn Natal

Por Redação

12 de abril de 2019 | 14:24

As características de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) dentro do ambiente escolar foi tema de palestra da neurologista Celina Reis, dentro da programação do primeiro dia do V Simpósio Dialogando Sobre Autismo, que acontece em Natal nesta sexta-feira (12) e sábado (13), no Holiday Inn da Av. Senador Salgado Filho, em Lagoa Nova.

De acordo com Celina Reis, é na fase escolar, quando a criança é constantemente estimulada ao aprendizado, que as características do TEA são evidenciadas. “As crianças típicas já conseguem formar frases completas aos cinco anos. Aos seis ela já aprende a ler e escrever. Quando isso não acontece, pais e professores precisam investigar as razões pelas quais aquela criança não escreve, não quer abrir o livro. Esse sinais, em alguns casos, podem indicar autismo”, diz.

A neurologista lista algumas características evidenciadas no contexto escolar: transtorno de linguagem receptiva, expressiva (verbal e não verbal), que é observado na relação com os outros; falha na linguagem, apraxia verbal e alteração prosódia, ou seja, diferenças no ritmo da fala, no tom de voz e na entonação dada a cada palavra. “O indivíduo com TEA não consegue captar comandos sociais. Caso uma criança em fase escolar esteja apresentando este comportamento, é importante buscar ajuda especializada para identificar de fato o que é”, afirma

Na programação da tarde desta sexta-feira, o evento traz mais duas palestras: a primeira sobre o Currículo Funcional Natural (CFN) como trajetória para a vida adulta do autista e, logo após, outra sobre o que vem depois do diagnóstico de TEA. Às 17h, o Simpósio promove com todos os palestrantes a mesa redonda “Caminhos para o Autismo”.

O V Simpósio Dialogando sobre Autismo é uma realização do Núcleo de Integração Sensorial (NSI), conta com organização da Crion Eventos e reúne pais, profissionais e população em geral para discutir o tema o foco do evento. A programação completa pode ser conferida no site www.crioneventos.com.br.

Mini-curso aborda Plano de Desenvolvimento Individual Escolar
Com a proposta de oferecer uma formação extra específica, o Simpósio contará com um mini-curso na noite desta sexta-feira (12) para os participantes que desejem aprofundar conhecimentos, abordando “Noções sobre o Plano de Desenvolvimento Individual Escolar”.

O conteúdo será ministrado pela pedagoga Ana Cláudia Albuquerque, especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, professora do curso de Pedagogia da Uninassau, diretora pedagógica da Acreditar Educação Especializada e escritora do livro “Receitas de Brincadeiras: a arte de desenvolver vários tons de azul”. O mini-curso tem vagas limitadas e a inscrição é exclusiva aos participantes do Simpósio.

RECOMENDAMOS

LOTERIA

Mega-Sena sorteia R$ 6,2 milhões nesta quarta-feira

INTEGRAÇÃO SOCIAL

Saque do abono salarial do PIS 2018/2019 vai até sexta

CHOQUE FATAL

Motorista morre em acidente entre carro e van na RN-160

ATAQUE

Bandidos tocam terror em Portalegre e explodem banco

LDO 2020

Vereadores iniciam votação das Diretrizes Orçamentárias

PREVISÃO DO TEMPO

Natal: Quarta começa com chuva, mas dia deve ser de sol

PROTESTO

Manifestantes pedem 'Lula livre' dentro de shopping

LEI GERAL

Bolsonaro veta lista tríplice para agências reguladoras

comentários