Economia

CAMINHOS PARA INOVAÇÃO

Palestra sobre gestão da inovação reúne empresários, gestores e estudantes na Casa da Indústria

Reunião na última terça-feira (02) falou sobre os desafios da inovação para indústria potiguar.

Por Redação

9 de abril de 2019 | 09:57

Foto: Reprodução

Quais os caminhos para inovação? Buscando responder esta pergunta o IEL/RN reuniu, na última terça-feira (02), na Casa da Indústria, empresários, gestores e estudantes para falar sobre os desafios da inovação para indústria potiguar. O diretor de inovação do Sistema FIERN, Djalma Cunha Júnior, proferiu a palestra onde apresentou desde o que é inovação, cultura da inovação e onde buscar parcerias.

A importância da criação do ambiente para inovar, a capacidade da liderança transbordar a capacidade de inovar e quais as ferramentas que o IEL tem na área de gestão da inovação, foram alguns dos pontos abordados por Djalma Júnior. “Para implantar uma gestão inovadora é necessária a vontade de fazer diferente. Eu não consigo fazer isso sozinho é preciso uma equipe. Ser empresário no momento econômico que estamos não é fácil, mas o desafio depende de como a pessoa enxerga o seu negócio e a capacidade de investimento”, disse. Além de diretor de inovação da FIERN, Djalma Júnior também é presidente do SICRAMIRN e diretor da Água Mineral Cristalina.

“Nosso objetivo é desmistificar a ideia que inovação consiste apenas no lançamento de um novo produto, mas sim uma cultura organizacional que a empresa tem que inserir, como uma ferramenta para melhorar a competitividade”, destacou a superintendente do IEL/RN, Maria Angélica Teixeira, falou ainda que inovação pode se dar através de processos, produtos, gestão.

Ela também apresentou a MEI – Mobilização Empresarial para Inovação, desenvolvida nacionalmente através da CNI – Confederação Nacional da Indústria e que no Rio Grande do Norte desenvolve o projeto Gestão da Inovação, que visa implantar a cultura da inovação em micro e pequenas empresas. Esta iniciativa conta ainda com o apoio do SEBRAE/RN.

“Nosso foco é gestão, fazemos consultoria, capacitação, workshops e oficinas para facilitar o entendimento do que é inovar. E o Sistema Indústria de forma geral, com os Institutos SENAI de Inovação trabalha a prototipagem de novos produtos e novas ferramentas tecnológicas”, concluiu.

RECOMENDAMOS

MANIFESTAÇÃO

Policiais e bombeiros realizarão protesto nesta terça

PREOCUPAÇÃO

Chuva deixa outra ponte no interior sob risco de cair

ACIDENTE ANIMAL

Motoboy atropela jumento e os dois ficam feridos

TRAGÉDIA

Incêndio na Notre-Dame completa uma semana

NOVA GESTÃO

Humorista vence eleição presidencial na Ucrânia

TERROR

Número de mortos em ataques no Sri Lanka sobe para 290

FIM DE FESTA

PM acaba com festa de facção na zona Oeste de Natal

PREVISÃO DO TEMPO

RN deve ter mais chuva nos próximos dias

comentários