Geral

PARA CRIANÇAS

Parque das Dunas terá orientação sobre queimaduras

Ação dos voluntários do Walfredo Gurgel será neste sábado (13)

Por Redação

12 de outubro de 2019 | 10:50

Foto: Divulgação/Hospital Walfredo Gurgel

A Associação de Voluntários Pró-Queimados (AVPQ), com o apoio do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em parceria com o Corpo de Bombeiros, Liga de Cirurgia Plástica do RN e servidores do CTQ, promovem uma série de atividades neste sábado (12), Dia das Crianças, das 9h às 16h30, no Parque das Dunas, sobre prevenção de queimaduras.

Entre as ações programadas, haverá uma cozinha gigante onde adultos poderão ter a mesma sensação e perspectiva de uma criança naquele ambiente, atores maquiados reproduzindo casos reais com ferimentos de segundo e terceiro graus, palestras, distribuição de panfletos, apresentação da Banda de Música da Polícia Militar e muitas orientações do que fazer quando alguém sofre uma queimadura.

Distribuídas pelo Parque estarão dispostas seis estações com profissionais de diversas áreas, orientando sobre a prevenção de ferimentos com altas temperaturas.

A primeira estação terá o Corpo de Bombeiros ministrando uma oficina sobre Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, manuseio de extintores, de mangueiras e esguichos, exposição de roupas e capacetes utilizados no combate a incêndios e de duas viaturas (uma de resgate e uma de combate).

A segunda estação será da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), onde será feita a distribuição de panfletos, exposição de um banner e orientações de como se prevenir de choques e de como utilizar tomadas com segurança.

A casa gigante terá vários utensílios domésticos que darão a perspectiva de como uma criança enxerga o mundo adulto. Estarão dispostos: fogão, tábua de passar, tomadas, panelas de pressão, chapinha de cabelo, cafeteira, produtos químicos.

Nos outros pontos de exposição, também serão ensinadas técnicas de primeiros socorros, como e quem deve utilizar fogos de artifício com segurança.

O chefe do CTQ do HMWG, Marco Almeida, é um dos integrantes da AVPQ e alerta que “em 2018 mais de um milhão de brasileiros foram vítimas de queimaduras. Destes, 400 mil eram crianças. Este dia de conscientização deve ser prestigiado pelo maior número possível de pessoas. Serão informações de extrema importância que serão repassadas e que, sem exagero algum, podem chegar a salvar uma vida”.

RECOMENDAMOS

NEGOCIAÇÃO

Proposta para reforma tributária pode abrir diálogo

EXPOSIÇÃO JURÁSSICA

Museu abre exposição sobre dinossauros da Bacia do RN

ANATEL CONSUMIDOR

Aplicativo da Anatel facilita queixas contra operadoras

NATAL EM NATAL

Árvore de Mirassol será acesa nesta quarta-feira

DOE VIDA

Julinho precisa de sangue para cirurgia cardíaca

VIVI E CHICLETE

Clima esquenta entre Paolla Oliveira e Sergio Guizé

BONECA DROGADA

Polícia prende homens com boneca cheia de drogas

NEGOCIAÇÃO

Devedores do Estado quitaram R$ 35,26 milhões em um ano

comentários