Geral

FORA DOS PADRÕES

Pesquisa do Itep identifica que 98% dos medicamentos aprendidos no RN eram falsificados

Estudo analisou produtos apreendidos em 2017 e 2018

Por Redação

13 de agosto de 2019 | 16:05

Foto: Divulgação/Itep-RN

O uso de medicamentos para o estilo de vida em busca de melhorias estéticas para o corpo têm aumentado significadamente nos dias atuais, seja para incremento de massa muscular, emagrecimento, disfunção erétil, entre outros. Porém, os consumidores precisam ficar atentos para não terem prejuízos para a saúde. Pesquisa desenvolvida no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) mostra que 98,6% dos medicamentos apreendidos, nos anos de 2017 e 2018 em operações da Delegacia Especializada em Narcóticos, eram falsificados seja por não terem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou não apresentar as substâncias descritas nos rótulos.

O trabalho desenvolvido no Núcleo de Laboratório Central de Perícias Forenses pelos peritos criminais Leonardo Rêgo e Lucas Nobre analisou 144 itens, dos quais apenas 6,3% apresentavam registro da Anvisa na embalagem.

“Na maior parte dos medicamentos analisados, foram identificadas a presença de esteroides anabolizantes (74,3%), seguidos de 22,9% de itens que não continham nenhuma substância ativa. Em 33,3% dos itens analisados, a substância detectada não era condizente com a descrita no rótulo do produto e 10,4% não apresentavam rótulo algum”, enfatizou o perito criminal Leonardo Rêgo.

Não foi detectada nenhuma substância ativa em 46,6% dos produtos que não apresentavam rótulo, sendo o restante (53,4%) apresentando esteroides anabolizantes na sua formulação.

“Esse estudo permitiu traçar um perfil dos medicamentos analisados, no qual foi observado que quase a totalidade era formada por substâncias anabolizantes esteroides”, concluiu o perito criminal Lucas Nobre.

RECOMENDAMOS

MUDANÇAS NAS REGRAS

Saque complementar do FGTS será liberado no dia 20

ENCONTRO EM BRASÍLIA

Fiern participa de encontro do presidente da CNI

MATA-MATA

ABC e América conhecem adversários na Copa do Brasil

PARA ENTENDER

Caixa explica regras para saque imediato do FGTS

EM ALERTA

Governo reconhece emergência pela seca em 133 cidades

SEM ADULTERAÇÃO

Aplicativo mostra postos com combustíveis de qualidade

GOLPE FATAL

Mulher mata companheiro com facada no pescoço

VIOLÊNCIA

Homem fere ex-mulher, mata amiga dela e comete suicídio

comentários