Brasil e Mundo

PARALISAÇÃO

Petroleiros preparam greve contra “desmonte” da Petrobras

Grevistas afirmam que paralisação visa evitar o desinvestimento do Governo Federal na estatal

Por Denise Luna

12 de junho de 2018 | 12:09

O Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) está reunido, em Curitiba, para definir os próximos passos do movimento de greve, agora por tempo indeterminado. Assim como os empregados da Eletrobras, a categoria também se viu obrigada a suspender uma greve de 72 horas no final de maio por força da Justiça, depois que Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou a greve abusiva e determinou multa diária de R$ 1 milhão em caso de continuidade.

Em reunião na manhã desta terça-feira, 12, a FUP alertou que a greve deste ano, já aprovada em assembleias, pretende reproduzir a paralisação de 1995, a maior greve da categoria, que durou cerca de um mês e trouxe problemas ao abastecimento de combustíveis do País, além de demissões e outras punições aos grevistas.

Na reunião desta terça, dirigentes da FUP ressaltaram que a greve visa interromper o que eles classificam como “desmonte da Petrobras”, que tem um plano de US$ 21 bilhões de desinvestimentos. Entre os ativos anunciados à venda estão quatro refinarias da estatal, cujos trabalhadores poderão ser demitidos, segundo a FUP.

Entre outras palavras de ordem, os petroleiros afirmaram na reunião que se houver greve de fato, param o Brasil, como ocorreu recentemente na greve dos caminhoneiros.

RECOMENDAMOS

REIVINDICAÇÃO

Governo estuda reduzir preço do gás veicular e IPVA

SEM OTIMISMO

Cai confiança do empresário industrial pelo quarto mês

CONVOCAÇÃO

Natal convoca agentes administrativos para a Saúde

SEM FIANÇA

Motorista que provocou acidente continuará preso

CONGRATS!

Scarlett Johansson está noiva do comediante Colin Jost

NOVA TURMA

Senai CTGAS forma profissionais em rede elétrica

PARA TODA A FAMÍLIA

Festival Camomila traz cultura para o Parque das Dunas

PRAZO

Inscrição para o Enem deve ser paga até quinta-feira

comentários