Geral

GESTÃO DE PROGRAMAS

Plataforma digital Sesi Viva + está entre serviços apresentados no Dia da Indústria

Plataforma é voltada para programas e soluções voltadas à saúde e segurança na indústria.

Por Redação

21 de maio de 2019 | 09:43

Entre os serviços que serão oferecidos durante o Dia da Indústria, promovido pelo Sistema FIERN, na próxima sexta-feira (24), está o SESI VIVA+, uma plataforma digital multicanal, lançada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), para a gestão de programas e soluções voltadas à saúde e segurança na indústria.

Na plataforma, dados sobre segurança e saúde dos trabalhadores estão disponíveis de forma mais inteligente para facilitar o atendimento às demandas legais e a tomada de decisão nas empresas.

O SESI Viva+ reúne em ambiente único um conjunto de ferramentas, como programas especializados, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento para gestores da indústria executarem ações de melhoria da gestão de SST e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável.

Gestão do eSocial

O SESI Viva+ prepara e apoia empresas no atendimento às questões relativas à SST no eSocial – sistema que comunica ao governo, de forma unificada, informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores. O SESI fornece às empresas um sistema com todos os programas legais parametrizados conforme exigências do eSocial, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho.

Painéis de indicadores para gestão de segurança e saúde no trabalho

O SESI Viva+ fornece painéis de indicadores para apoiar gestores empresariais em decisões relativas a ações prioritárias de segurança e saúde no trabalho (SST). Com essa ferramenta, é possível identificar riscos legais e processos de segurança e saúde no trabalho e perfis de saúde e estilo de vida do trabalhador para melhorar a gestão de segurança e saúde no trabalho.

Gestão dos afastamentos de trabalhadores (FAP)

Por meio do SESI Viva+ é possível fazer uma melhor gestão dos afastamentos por doenças e acidentes de trabalho e monitorar os indicadores que impactam no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), índice que integra cálculo de contribuição de incidência de afastamentos acidentários sobre a folha de pagamento das empresas.

Gestão de segurança e saúde no trabalho para cadeia de fornecedores

Na plataforma SESI Viva+, indústrias podem acompanhar a gestão de segurança e saúde no trabalho de seus fornecedores, já que têm responsabilidade subsidiária em relação a empregados terceirizados. É possível contar, ainda, com sistema de gestão em segurança e saúde no trabalho integrado que terá dados e informações sobre cumprimento de requisitos legais e qualificação e avaliação de fornecedores. A partir daí, é possível monitorar a qualidade e a necessidade de capacitação e aperfeiçoamento da gestão de segurança e saúde na cadeia de fornecedores.

Gestão de conteúdos técnicos

Empresas podem usar a plataforma do SESI Viva+ para armazenar e compartilhar com trabalhadores conteúdos técnicos de segurança e saúde no trabalho, como políticas da empresa, procedimentos de SST, informes diários de segurança, vídeos de capacitação e sensibilização e informações sobre campanhas de SST. Além disso, a ferramenta disponibiliza conteúdos personalizados que ajudam trabalhadores e empresas a superarem seus principais desafios relacionados à adoção de hábitos mais saudáveis e à segurança e saúde no trabalho. Entre os quais estão dados sobre a saúde dos trabalhadores, notícias e artigos para melhorar a gestão de SST e estimular os trabalhadores a criar hábitos saudáveis.

Canal de relacionamento entre indústria e trabalhadores

Canais web personalizados permitem que empresas e trabalhadores interajam para superar seus principais desafios relacionados à segurança e saúde no trabalho e adoção de hábitos mais saudáveis. Para isso, o SESI Viva+ disponibiliza redes sociais para interação entre empresa e empregados. Nesses espaços, há trocas de experiências, dicas e notificações importantes, como de campanhas de saúde que mobilizam toda a empresa.

Promoção da saúde e prevenção de doenças

Com o SESI Viva+, será possível desenvolver modelos para identificação e monitoramento de trabalhadores com doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes e câncer. Para desenvolver medidas de redução de custos com planos de saúde, serão produzidos estudos epidemiológicos a partir de dados da operadora de saúde suplementar da empresa.

RECOMENDAMOS

RENEGOCIAÇÃO

Natal oferece 60% de desconto para devedores neste mês

NATAL MAIS LIMPA

'Dia Mundial da Limpeza' terá apoio público e privado

INICIATIVA POPULAR

OAB/RN propõe ficha limpa e critérios a comissionados

QUATRO DIAS DE ESPORTES

Natal recebe etapa dos Jogos Escolares da Juventude

IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Turma da Mônica vai à Câmara para tratar sobre leitura

NA CALADA DA MADRUGADA

Mossoró: Polícia apreende cigarros contrabandeados

PELA DEMOLIÇÃO

Álvaro Dias diz que não vai gastar com Hotel Reis Magos

JÚNIOR BASS GROOVADOR

Jack Black quer levar baterista potiguar ao Rock in Rio

comentários