Política

185 ANOS

Polícia Militar do RN será homenageada na Câmara dos Deputados

Sessão solene foi proposta pelo deputado Rafael Motta

Por Redação

23 de maio de 2019 | 16:12

Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Foto: Divulgação/Sesed

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte será homenageada em uma sessão solene na Câmara Federal, em Brasília, no dia 9 de julho próximo. A proposição é do deputado Rafael Motta (PSB), líder da bancada potiguar na Câmara Federal.

A razão da homenagem é a passagem dos 185 anos de criação da Polícia Militar do Estado potiguar. Ao justificar, o parlamentar potiguar relembra a história da criação do Corpo Policial da Província pelo presidente Basílio Quaresma Torreão em 27 de junho de 1834. Na época, a força policial contava com apenas 40 praças, a comando do Tenente do Exército Manoel Ferreira Nobre.

Antes de receber o nome definitivo de Polícia Militar, a Corporação teve diversas denominações como: Corpo de Polícia da Província; Corpo Policial do Rio Grande do Norte; Companhia de Polícia; Meia Companhia de Polícia; Corpo Militar de Segurança; Batalhão de Segurança; Batalhão da Polícia Militar; Regimento Policial Militar e; Força Pública Militar.

“Ao longo de sua história, a Polícia Militar gradativamente modernizou e ampliou as suas formas de atuação de mantenedora da ordem pública, com a implantação de diversas modalidades de policiamento para o melhor desempenho de suas atribuições constitucionais”, justifica Rafael Motta.

Composta na atualidade por variados órgãos e serviços especializados, a Polícia Militar está presente em todos os municípios do Rio Grande do Norte e conta com efetivo aproximado de 8.500 homens e mulheres.

RECOMENDAMOS

QUATRO DIAS DE ESPORTES

Natal recebe etapa dos Jogos Escolares da Juventude

IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Turma da Mônica vai à Câmara para tratar sobre leitura

NA CALADA DA MADRUGADA

Mossoró: Polícia apreende cigarros contrabandeados

PELA DEMOLIÇÃO

Álvaro Dias diz que não vai gastar com Hotel Reis Magos

JÚNIOR BASS GROOVADOR

Jack Black quer levar baterista potiguar ao Rock in Rio

PLANO DIRETOR NO AR

Natal:Prefeito defende na Câmara verticalização da orla

DENÚNCIA E CAPTURA

Suspeita de participar da morte da PM de SC é presa

ENDIVIDADO

Ceará-Mirim poderá cancelar contratos de obras

comentários