Economia

TURISMO

Portal reúne os encantos turísticos do Rio Grande do Norte

O site Encantos do RN, que reúne toda a beleza e atrativos dos roteiros potiguares, passou por uma atualização e agora está no formato responsivo, podendo ser visualizado em dispositivos móveis.

Por Redação

7 de maio de 2019 | 10:22

O site apresenta as paisagens e encantos do estado, como o conjunto de serras na região de Martins (Foto: José Bezerra Segundo)

Os visitantes que buscam desbravar as belezas e atrativos turísticos do Rio Grande do Norte podem encontrar informações, fotos e vídeos dos principais roteiros e destinos no portal Encantos do RN (www.encantosdorn.com.br). O site foi desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte reúne as atrações e monumentos turísticos dos municípios do estado e agora esses roteiros podem ser acessados e vistos na tela dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. O site passou por uma atualização e agora aderiu ao formato responsivo, apresentando no novo layout um tour pelo que há de melhor em diversas regiões.

O portal Encantos do RN é um projeto desenvolvido pelo Sebrae e pretende fortalecer o turismo potiguar e as pequenas empresas do setor. A proposta que inicialmente era apresentar informações sobre os principais atrativos das cidades do interior, expandiu a abordagem por todo o RN.

Estão disponíveis no portal roteiros, como Seridó, Do Sertão para o Mar, Caminhos de Pium, Rota da Fé, Paraísos do Agreste, Vale do Açu e os mais recentes: Rota das Falésias, e Natal Encantos Criativos. A previsão é que também sejam inseridos o conteúdo do Bordado de Caicó e o da Rota “Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra” que estão em desenvolvimento.

Além de mostrar as belezas, os encantos das paisagens, gastronomia, cultura e empreendimentos turísticos, o projeto procura contribuir para inclusão digital dos pequenos negócios envolvidos. Pesquisas mostram que 86% dos turistas usam algum meio eletrônico, entre e-mails, sites e aplicativos para efetuar as reservas em hotéis.

“Proporcionar maior interação com as redes sociais desses estabelecimentos, diminuir a distância entre o consumidor e os roteiros turísticos, aumentar a mobilidade de acesso a esses destinos e divulgação do que cada um tem a oferecer é o passo que estamos dando para alavancar o turismo do Rio Grande do Norte”, diz o gestor do Projeto Setorial de Turismo no Sebrae-RN, Yves Guerra.

Novidades do Portal

Segundo Yves Guerra, todo o conteúdo e a reestruturação foram viabilizados pelo Projeto Destinos Turísticos Inteligentes desenvolvido pelo Sebrae, que preconiza a utilização de tecnologias para melhorar e facilitar as experiências dos visitantes.

“ A ideia é justamente fomentar o turismo nesses destinos e favorecer os pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva do setor dessas regiões potencializando sua presença digital e promovendo os seus produtos e serviços”, comenta o gestor, referindo-se à contribuição da nova atualização do portal.

A principal motivação da vinda ao RN é o turismo de lazer. Pesquisa constata que neste ano de 2019, 86,1% dos entrevistados vieram ao estado com esse propósito (FIERN/2019). Por isso, o Sebrae desenvolveu o roteiro Natal Encantos Criativos, que oferece uma opção de turismo de experiência e vivência com a cultura local. Roteiro mostra as manifestações culturais, gastronômicas e todo o patrimônio imaterial dos bairros de Ponta Negra e Rocas.

Um dos destaques do Roteiro Seridó é a proposta do Geoparque. Além dos sítios arqueológicos e outras formações geológicas presentes na região, umas das principais atrações é o Parque Temático Mina Brejuí que foi cenário para produção de documentários, reportagens especiais e gravações de novelas como Flor do Caribe, exibida pela Rede Globo de televisão. Os visitantes podem conhecer o Túnel de Mineração, o Museu Mineral Mário Moacyr Porto, o Memorial Tomaz Salustiano e as Dunas de Rejeito Mineral que tornam esse cenário imperdível e sublime por suas belezas cênicas.

RECOMENDAMOS

Tragédia

Vítima de acidente fatal era rainha de carnaval

TRAGÉDIA

Mulher morre em acidente no 'Prolongamento da Prudente'

EDUCAÇÃO

UERN abre processo seletivo para contratar professores

FUTEBOL

América empata e segue invicto na Série D

VIOLÊNCIA

Após briga de faca entre alunas, escola convoca reunião

GRANDE NATAL

Prefeito sanciona Lei do Plano de Cargos da Saúde

VIOLÊNCIA

Jovem é encontrado morto com mãos e pés amarrados

ALUNO POR UM DIA

Dorgival realiza sonho, e aula na UFRN termina em forró

comentários