Economia

TURISMO

Portal reúne os encantos turísticos do Rio Grande do Norte

O site Encantos do RN, que reúne toda a beleza e atrativos dos roteiros potiguares, passou por uma atualização e agora está no formato responsivo, podendo ser visualizado em dispositivos móveis.

Por Redação

7 de maio de 2019 | 10:22

O site apresenta as paisagens e encantos do estado, como o conjunto de serras na região de Martins (Foto: José Bezerra Segundo)

Os visitantes que buscam desbravar as belezas e atrativos turísticos do Rio Grande do Norte podem encontrar informações, fotos e vídeos dos principais roteiros e destinos no portal Encantos do RN (www.encantosdorn.com.br). O site foi desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte reúne as atrações e monumentos turísticos dos municípios do estado e agora esses roteiros podem ser acessados e vistos na tela dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. O site passou por uma atualização e agora aderiu ao formato responsivo, apresentando no novo layout um tour pelo que há de melhor em diversas regiões.

O portal Encantos do RN é um projeto desenvolvido pelo Sebrae e pretende fortalecer o turismo potiguar e as pequenas empresas do setor. A proposta que inicialmente era apresentar informações sobre os principais atrativos das cidades do interior, expandiu a abordagem por todo o RN.

Estão disponíveis no portal roteiros, como Seridó, Do Sertão para o Mar, Caminhos de Pium, Rota da Fé, Paraísos do Agreste, Vale do Açu e os mais recentes: Rota das Falésias, e Natal Encantos Criativos. A previsão é que também sejam inseridos o conteúdo do Bordado de Caicó e o da Rota “Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra” que estão em desenvolvimento.

Além de mostrar as belezas, os encantos das paisagens, gastronomia, cultura e empreendimentos turísticos, o projeto procura contribuir para inclusão digital dos pequenos negócios envolvidos. Pesquisas mostram que 86% dos turistas usam algum meio eletrônico, entre e-mails, sites e aplicativos para efetuar as reservas em hotéis.

“Proporcionar maior interação com as redes sociais desses estabelecimentos, diminuir a distância entre o consumidor e os roteiros turísticos, aumentar a mobilidade de acesso a esses destinos e divulgação do que cada um tem a oferecer é o passo que estamos dando para alavancar o turismo do Rio Grande do Norte”, diz o gestor do Projeto Setorial de Turismo no Sebrae-RN, Yves Guerra.

Novidades do Portal

Segundo Yves Guerra, todo o conteúdo e a reestruturação foram viabilizados pelo Projeto Destinos Turísticos Inteligentes desenvolvido pelo Sebrae, que preconiza a utilização de tecnologias para melhorar e facilitar as experiências dos visitantes.

“ A ideia é justamente fomentar o turismo nesses destinos e favorecer os pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva do setor dessas regiões potencializando sua presença digital e promovendo os seus produtos e serviços”, comenta o gestor, referindo-se à contribuição da nova atualização do portal.

A principal motivação da vinda ao RN é o turismo de lazer. Pesquisa constata que neste ano de 2019, 86,1% dos entrevistados vieram ao estado com esse propósito (FIERN/2019). Por isso, o Sebrae desenvolveu o roteiro Natal Encantos Criativos, que oferece uma opção de turismo de experiência e vivência com a cultura local. Roteiro mostra as manifestações culturais, gastronômicas e todo o patrimônio imaterial dos bairros de Ponta Negra e Rocas.

Um dos destaques do Roteiro Seridó é a proposta do Geoparque. Além dos sítios arqueológicos e outras formações geológicas presentes na região, umas das principais atrações é o Parque Temático Mina Brejuí que foi cenário para produção de documentários, reportagens especiais e gravações de novelas como Flor do Caribe, exibida pela Rede Globo de televisão. Os visitantes podem conhecer o Túnel de Mineração, o Museu Mineral Mário Moacyr Porto, o Memorial Tomaz Salustiano e as Dunas de Rejeito Mineral que tornam esse cenário imperdível e sublime por suas belezas cênicas.

RECOMENDAMOS

POLÍCIA

Homens em carro roubado morrem após perseguição da PM

TRANSPORTE DE CARGAS

ANTT publica novas regras para cálculo do frete mínimo

DESATIVADDA

Saiu a sentença de recuperação judicial da Multidia

DIÁLOGO

AGN-RN e IMD discutem parceria para startups potiguares

REFORÇO NA SEGURANÇA

Polícia Civil receberá R$ 2 milhões em viaturas e armas

MUNDO MÁGICO LITERÁRIO

Feira de Livros e Quadrinhos de Natal será em setembro

VÍDEO

Dengue: Imóvel abandonado preocupa moradores no Alecrim

TUDO LIBERADO

Grande Natal tem todas as praias próprias para o banho

comentários