Geral

WORLDSKILLS 2019

Potiguar vai representar o Brasil na olimpíada mundial das profissões

Evento será em Kazan, na Rússia, em agosto

Por Redação

24 de março de 2019 | 09:07

O aluno do Senac Rio Grande do Norte, Gustavo Almeida, foi selecionado nesta sexta-feira, 22, para representar o Brasil na categoria “Serviços de Restaurante”, na Worldskills Kazan 2019, considerada a olimpíada mundial das profissões. O evento ocorrerá na cidade russa de Kazan, no mês de agosto.

Entre os dias 18 e 22, ele participou de torneio realizado em Vitória (ES), onde se consagrou campeão, após um processo de treinamento e competições nacionais, em que concorreu com outros norte-riograndenses, além de alunos de estados como Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas, Sergipe, Maranhão e Rio Grande do Sul.

Nesta última seletiva, Gustavo Almeida participou de provas que testaram habilidades técnicas do serviço do garçom, bartender, sommelier e barista. O ambiente simulou situações reais, com clientes, onde os competidores precisaram colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do treinamento.

O potiguar vem se preparando, desde fevereiro de 2018, com acompanhamento da sommelier e especialista do Senac RN, Eliane Soares. Ele passa por uma intensa rotina de preparação, com 8h diárias de dedicação às atividades práticas e estudos teóricos.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca o papel do Programa Senac de Gratuidade (PSG) na democratização do acesso à educação profissional “Com o PSG, o Sistema Fecomércio investe recursos de sua receita para promoção de oportunidades voltadas a pessoas de baixa renda, com a qualidade que é a marca registrada do Senac. Esse resultado é um importante reconhecimento do nível técnico de nossos instrutores e dos profissionais que estamos formando”, afirmou.

Aos 19 anos, o competidor afirma ter descoberto sua vocação profissional. “Não imaginava a quantidade de atribuições que um profissional de serviços de restaurantes pode ter. É um universo encantador, onde temos a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. Obtive muito conhecimento ao longo de todo meu treinamento no Senac, sou muito grato por todas as oportunidades que tive até agora, e me sinto preparado para os desafios que estão por vir com a Worldskills”, disse.

Worldskills 2019 – Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reunirá competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a delegação do Brasil, formada por alunos do Senac e Senai, obteve o segundo lugar geral. A expectativa brasileira é estar entre os melhores times do mundo.

RECOMENDAMOS

CONGESTIONAMENTO

Acidente trava o trânsito na Ponte Newton Navarro

EDUCAÇÃO

Governo estadual convoca 588 professores temporários

SEMANA DA SORTE

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 21,5 milhões nesta terça

TENTATIVA DE FUGA

Com tornozeleira 'envelopada', bandido é preso pela PM

COVARDIA

Idoso de 100 anos é ameaçado por bandidos em assalto

FIM DA LINHA

PRF prende homem com carro roubado, arma, droga e tatus

LIMPEZA DAS PRAIAS

Marinha diz que 900 toneladas de óleo foram retiradas

CONFUSÃO

Eduardo Bolsonaro destitui 12 vice-líderes

comentários