Geral

TRANSPORTE

Preço da passagem de trem pode ter aumento em Natal

Tribunal Federal liberou ajuste no preço para a capital potiguar e mais quatro cidades

Por Redação

23 de abril de 2019 | 15:13

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) liberou o reajuste da tarifa dos trens urbanos em Natal e também em João Pessoa, Recife, Maceió e Belo Horizonte. A liberação foi publicada nessa segunda-feira (22).

Na decisão, o desembargador Carlos Moreira Alves disse que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não consegue cobrir os custos de operação com os recursos próprios. Além disso, ele determinou que a empresa justifique o aumento da tarifa com dados que comprovem a perda inflacionária.

Em nota, a CBTU informou que “vai avaliar os próximos passos que serão dados acerca da questão”. O texto acrescenta ainda que “este reequilíbrio representa uma necessidade orçamentária diante de anos de congelamento de tarifas e aumento de custos operacionais e manutenção” e que “será aplicado no momento exato após as mudanças na operação que a empresa precisa realizar em suas bilheterias”.

De acordo com a companhia, as passagens de trens em Natal não sofrem reajuste desde 2004. Na capital potiguar, a valor da passagem havia saído de R$ 0,50 para R$ 1 em maio do ano passado. No entanto, por determinação da Justiça Federal, o valor voltou para o original em novembro.

À época do aumento, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) disse que o reajuste seria uma forma de viabilizar a prestação dos serviços. No RN, os trens fazem as ligações de Natal com Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, em viagens de segunda a sábado.

RECOMENDAMOS

SEMIABERTO

Ex-governador Fernando Freire deixa a prisão

CONDENADO

Pedreiro que matou menina Iasmin pega 31 anos de prisão

PROTEÇÃO

Preocupação com segurança de dados é a maior em 10 anos

EXPECTATIVA

Lei da Microempresa deve gerar empregos,diz Álvaro Dias

QUINTO CONSTITUCIONAL

OAB realiza sabatina com os 23 candidatos ao TRT21

EXPLICAÇÕES

Moro nega existência de acordo para assumir vaga no STF

OTIMISMO

Lei dará "condições especiais" às microempresas, diz CD

TV NO AR

Veja propostas de Marisa Almeida na eleição do Quinto

comentários