Cotidiano

QUALIDADE DE VIDA

Prefeitura de Natal lança aplicativos para melhorar alimentação da população

Apps dão dicas de alimentação e de plantação da própria horta

Por Redação

5 de setembro de 2019 | 12:49

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Para auxiliar a população a manter uma rotina de alimentação mais saudável e combater o desenvolvimento das chamadas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) – como hipertensão e diabetes – a Vigilância Sanitária (VisaNatal) lançou dois aplicativos para a população: Rótulo Saudável e Minha Horta.

Podendo ser baixado para o sistema operacional Android, o Rótulo Saudável – que foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – funciona de maneira simples. Basta o consumidor pegar as informações nutricionais na embalagem de um produto e colocar no aplicativo, que irá mostrar se o alimento está dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, a ferramenta já foi baixada mais de cinco mil vezes no Google Play e tem avaliação de 4,5 (o máximo é 5).

Já o Minha Horta, também feito em parceria com a UFRN, traz as informações necessárias para que a população possa montar sua própria horta. A ferramenta indica os locais mais adequados, adubação, manejo e os tipos de plantio. A ideia é que a pessoa passe a produzir os próprios alimentos.

Os aplicativos fazem parte de uma série de ações feitas pela Vigilância Sanitária de Natal para promoção de uma vida mais saudável. Exemplo disso é o projeto ‘Laços Promoção da Vida’, que tem sido levado para diversos locais da capital potiguar e atua em diferentes temáticas, sendo o verde, que fala do ambiente saudável, o laranja, que trata da alimentação, e o azul, que destaca a importância da atividade física para a prevenção de doenças.

RECOMENDAMOS

CORRIDA

Maratoninha Natal começa entrega de kits

FEIRA DE NEGÓCIOS

Fecomércio levará experiências tecnológicas à Feneciti

SENHORA DA APRESENTAÇÃO

Fiéis recebem imagem da padroeira em missa ao amanhecer

INVESTIGAÇÃO

Assessores de Carlos voltam a depor no caso Marielle

DED NATAL

DED Nordeste divulga programação para Natal

IV FÓRUM ONSHORE

SENAI e CTGAS-ER debatem futuro do setor de petróleo

POLÍTICA

Bolsonaro cria nova estatal para substituir Infraero

SORTEIO

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 31 milhões no sábado

comentários