Interior

NOVOS LOCAIS

Prefeitura de São Gonçalo irá ampliar oferta de espaços para realização do teste do pezinho

Os novos locais devem entrar em funcionamento até março.

Por Redação

12 de fevereiro de 2019 | 12:03

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que irão atuar nos novos espaços da Triagem Biológica Neonatal (teste do pezinho) já estão realizando capacitação

Na última sexta-feira (08), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu capacitação dos profissionais que irão atuar nos novos espaços para realização da Triagem Biológica Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho. Os novos locais devem entrar em funcionamento até março deste ano. A ação aconteceu em parceria com Secretaria de Estado e da Saúde Pública (Sesap) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen/RN).

Atualmente, a cidade conta com uma sala de coleta implantada na Unidade Básica de Saúde de Regomoleiro. Outras quatro UBS’s irão contar com a sala para realização do teste. São elas: UBS de Cidade das Rosas, Serrinha, Golandim II e do Amarante. A ampliação na oferta dos espaços para atendimento pretende facilitar o acesso do usuário ao serviço, além de assegurar a realização do teste em tempo adequado para todas as crianças. Até outubro, a SMS pretende implantar outras quatro novas salas de realização do teste do pezinho.

Teste do Pezinho

O exame é feito a partir do sangue coletado no calcanhar do bebê. É um teste muito importante, capaz de identificar e impedir o avanço de doenças genéticas e metabólicas, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase, fibrose cística e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue). Tais doenças não apresentam sintomas no recém-nascido e se não forem tratadas cedo, podem afetar a qualidade de vida da criança.

O Teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o território brasileiro e deve ser feito por todos os recém-nascidos entre às primeiras 48h de vida e/ou até o 5° dia após o nascimento. O exame não possui contraindicações.

RECOMENDAMOS

Chuvas no RN

Operação conjunta socorre população

LOTERIA

Mega-Sena acumula; próximo sorteio será de R$90 milhões

TORÓ

Ponte desaba, carro é arrastado e cidade fica 'isolada'

OBRA DE R$4,1 MILHÕES

Sabe como está reforma do Forte dos Reis Magos? Parada

ROLÉ DIFERENCIADO

Bolsonaro 'escapa' de hotel para dar voltinha de moto

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Veja essas dicas e coma chocolate sem culpa na Páscoa

OPERAÇÃO PELA VIDA

PMs impedem suicídio na Ponte

AUTOMÓVEL

Carros brasileiros ficam mais seguros e mais caros

comentários