Geral

Prefeitura do Natal finaliza primeira etapa de revitalização do Beco da Lama

A revitalização do Beco da Lama, espaço tradicional da boemia natalense no Centro de Natal, foi finalizada nessa quinta-feira (21) e contou com uma festa para comemorar o novo visual dado ao local. O prefeito Álvaro Dias, que acompanhou de perto os trabalhos dos 40 artistas urbanos coordenados pelo artista visual paulista Dicesarlove, foi conferir a finalização dos grafites ao lado da rainha e do rei do Carnaval, Érica Alves e Rodolpho Kostak, e do secretário Municipal de Cultura, Dácio Galvão. Quem foi conferir o colorido das fachadas dos imóveis ainda aproveitou as apresentações de música com artistas locais.

O projeto da Prefeitura do Natal é reforçar a identidade do Centro da Cidade, principalmente na área conhecida como Centro Histórico, valorizando o espaço para que as pessoas voltem frequentar e entre no roteiro turístico de quem visita Natal. No Beco da Lama e suas proximidades existe um apelo cultural, com instalação de várias vertentes artísticas que vêm resistindo ao tempo, mas que nos últimos anos não tinham incentivo algum.

“Uma das prioridades da nossa gestão vai ser a revitalização do Centro Histórico da cidade do Natal”, afirmou o prefeito Álvaro Dias. “Tivemos essa percepção quando o presidente do Viva o Centro falou que este setor da nossa cidade estava andando um pouco devagar e que se não houvesse uma ação forte por parte dos poderes públicos, nós corríamos o risco de transformar o Centro em futura Ribeira. Para evitar isso, voltamos nossos olhos e passamos a investir na iluminação, na segurança, na arte e na cultura, e vamos sim revitalizar o Centro Histórico da Cidade”, garantiu, acrescentando que os trabalhos iniciados com a revitalização das fachadas dos imóveis nesta rua terão continuidade, com novo piso e calçadas, além de limpar visualmente a área embutindo os fios dos postes.

“É a primeira vez que a Prefeitura incorpora uma política pública de arte urbana institucionalizada com esse artistas que normalmente têm a característica contestatória e vivem à margem do sistema oficial, mas que acreditaram e toparam fazer uma parceria, a partir de uma articulação que o prefeito fez direto com o Miguel Carcará”, afirmou o secretário Municipal de Cultura, Dácio Galvão, destacando o diálogo existente do Município com a cultura. O artista urbano Dicesarlove, como coordenador do projeto em Natal, agradeceu a Prefeitura pela oportunidade e pelo trabalho realizado no Centro.

De acordo com o presidente do movimento Viva o Centro, Delcindo Mascena, comerciante da Cidade Alta, o bairro estava precisando de uma ação urgente por parte do poder público para recuperar o movimento das lojas e seus bares. Já dentro da programação do Natal em Natal o prefeito Álvaro Dias determinou a instalação de dois palcos, iluminação natalina, garantindo a frequência das pessoas nas ruas. Grandes shows foram realizados e contou com a aceitação do público natalense.

“Eu não podia ficar atrás de um balcão vendo o Centro morrendo, eu preciso fazer alguma coisa”, afirmou o empresário, lembrando do início das conversas com a Prefeitura para que fossem tomadas providências para revitalizar a área promovendo inclusive segurança. Ao lado do empresário também estava o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, que anunciou, dentro do apoio à iniciativa de promover atividades no Centro da Cidade, uma oficina de gastronomia para os donos de bares e restaurantes locais.

“Queria agradecer aos artistas da cidade que se sensibilizaram com essa ideia e que vieram aqui espontaneamente como Miguel Carcará e como o artista paulistano Dicesarlove e com muitos outros que deixaram aqui inscrita a sua arte”, agradeceu Álvaro Dias, afirmando que ao final de todo o trabalho de revitalização, haverá uma placa com os nomes de todos os artistas que participaram desta primeira intervenção, como forma de marcar a iniciativa. Estamos fazendo esta revitalização para deixar o Beco da Lama mais bonito e moderno, para que o Centro seja, cada vez mais, agradável, chamativo e convidativo para o povo de Natal e para os turistas que nos visitarem”, afirmou.

No local foram realizados também serviços de recuperação de ruas e calçadas, pinturas bases para o início dos grafites, iluminação, limpeza e divulgação. Foram quase mil latas de spray, dezenas de latões de látex, andaimes, plataformas e escadas para que os artistas alcançassem os pontos mais altos. Tudo um investimento da Prefeitura do Natal através das secretarias de Cultura (Funcarte), Limpeza (Urbana); Semsur (Serviços Urbano), Secom (Comunicação) e STTU.

RECOMENDAMOS

Mourão classifica militar preso como 'mula qualificada'

Luciano Huck e Angélica agradecem apoio e mostram como ficou crânio do filho após grave acidente

Parceria entre ITEP e Correios facilita a emissão de novos RG's no RN

Presidente da Fiern participa do 6º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro

CCJ do Senado aprova projeto de abuso de autoridade

Militar preso com cocaína estaria em voo de volta com Bolsonaro, diz Mourão

Papa Francisco expressa tristeza por imagem de pai e filha afogados na fronteira entre México e Estados Unidos

Crianças e animais são as maiores vítimas da queima de fogos nas festas juninas

comentários