Geral

NOVA LEI

Prefeitura proíbe uso de acessórios que “dificultem a identificação” em manifestações

Uso dos adereços também foi proibido em estabelecimentos

Por Redação

6 de maio de 2019 | 10:02

Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar

No Diário Oficial do Município (DOM) de Natal desta segunda-feira (6), o prefeito Álvaro Dias, sancionou a Lei nº 6.885, aprovada pela Câmara Municipal no dia 16 de abril, que trata de “medidas disciplinares de segurança pública”.

O texto sancionado proíbe o uso de capacete, boné, gorro, máscara ou qualquer acessório que oculte o rosto ou dificulte a identificação do usuário em estabelecimentos públicos e privados abertos ao público. Além disso, em postos de combustíveis, o objeto que oculte o rosto (capacete de motoqueiros, por exemplo) deverá ser retirado antes da faixa de segurança para abastecimento.

A lei também determina que os donos ou responsáveis pelos estabelecimentos público e privados têm 30 dias a partir desta segunda para fixar uma placa na entrada do local com a seguinte inscrição:

“De acordo com a Lei nº 6.885, de 16 de abril de 2019, é proibida a entrada ou permanência de pessoa utilizando capacete, gorro, máscara ou qualquer tipo de acessório que oculte a face ou dificulte a identificação do usuário”.

Proibição em manifestações

A publicação também trata da proibição doe máscara, boné, gorro ou qualquer adereço que dificulte a identificação em “reuniões públicas para manifestação de pensamento” realizadas em locais abertos ou públicos.

O texto também proíbe o uso de armas de fogo, brancas, pedras, bastões, tacos e objetos similares nas manifestações. Além disso, determina que a Guarda Municipal será acionada para “garantir a ordem e impedir a depredação de estabelecimentos” durante as manifestações.

Penalidades

O Poder Executivo ficará encarregado de definir as penalidades por infração desta lei. A regulamentação e previsão de sanções pelo descumprimento deverão ser editados em um ato assinado pelo prefeito no prazo de 30 dias a partir desta segunda-feira.

RECOMENDAMOS

POLÊMICA

Filho de Bolsonaro publica vídeo de criança com rifle

SERVIÇO

Corpus Christi: bancos fecham hoje, mas reabrem amanhã

PROGRAMAÇÃO

Veja hora das missas de Corpus Christi na Arquidiocese

TRÂNSITO

Carro pega fogo após colisão na Rua São José

TV NO AR

Veja propostas de Onivaldo Mendonça para o Quinto

SEMIABERTO

Ex-governador Fernando Freire deixa a prisão

CONDENADO

Pedreiro que matou menina Iasmin pega 31 anos de prisão

PROTEÇÃO

Preocupação com segurança de dados é a maior em 10 anos

comentários