Geral

VEJA A LISTA DE VENCEDORES

Prêmio IEL 2019 celebra boas práticas e programas de estágio no RN

Prêmio, realizado anualmente, busca incentivar a busca de excelência em programas de estágio.

Por Redação

22 de agosto de 2019 | 09:31

Vanderson Menezes estagiário no setor de planejamento e controle da produção da Candy Pop, venceu o prêmio Estagiário Destaque. (Foto: Divulgação/Fiern)

As boas práticas e programas de estágio desenvolvidos por estagiários, empresas e instituições de ensino, que se destacaram ao longo do último ano, foram reconhecidas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RN), na cerimônia de entrega do Prêmio IEL de Estágio 2019, na tarde desta quarta-feira (21), na Casa da Indústria. O prêmio, realizado anualmente, busca incentivar a busca de excelência em programas de estágio.

O estudante de engenharia de produção da UnP, Vanderson Menezes da Silva, estagiário no setor de planejamento e controle da produção da Candy Pop, venceu o prêmio Estagiário Destaque. O aluno desenvolveu uma ferramenta de gestão B.I. (Business Inteligence, ou inteligência empresarial em tradução livre do inglês), que coleta dados do processo e gera informações, como indicadores de desempenho e relatórios, usados para implantar melhorias no processo de produção da empresa.

“É um prêmio bastante importante que marca o início da minha carreira. A Candy Pop foi a primeira empresa que abriu as portas e deu a oportunidades de fazer um trabalho nesta área de gestão de resultados de produção. Meu agradecimento a empresa, a Universidade, professores e IEL”, afirma Vanderson Menezes.

 

Djalma Barbosa (Foto: Divulgação/Fiern)

 

Mariana Bezerra Montenegro, aluna do curso de psicologia da Uni-RN, garantiu a segunda colocação com o projeto “escola de líderes”, desenvolvido junto ao setor de Recursos Humanos da Sterbom. O terceiro lugar ficou com o estudante de engenharia mecânica da UFRN Cainã Dantas Medeiros, da Guararapes Confecções, que atuou no projeto de redução de perdas na produção, gerando economia e possibilitando investimento.

Para o diretor da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, que representou o presidente da FIERN Amaro Sales, na abertura do evento, o papel do estágio é desafiador para empresas, estudantes e instituições no sentido de promover a integração não apenas entre teoria e prática, mas com uma visão de inovação e estimulando uma melhor condição de trabalho.

 

Maria Angélica Teixeira (Foto: Divulgação/Fiern)

 

A superintende do IEL/RN, Maria Angélica Teixeira, destacou a importância do Prêmio IEL de Estágio em promover o ato educacional e o reconhecimento da prática do estágio para a instituição de ensino, para a empresa e para o aluno. “O aluno, por meio do estágio, vai incorporar ao conhecimento de sala de aula, a prática do que está realizando, aprendendo na empresa. A instituição de ensino vai fortalecer seu ensino profissional, levando novas tecnologias e metodologias, aperfeiçoando seus projetos pedagógicos E para as empresas, o estágio é uma oportunidade de reconhecer esse talento, que está lá para aprender e ajudá-la a se tornar mais competitiva e inovadora”, pontua Angélica Teixeira.

Além da categoria Estagiário, a premiação também foi entregue em três categorias empresariais, sendo duas divididas por porte e uma modalidade específica para empresas do Sistema Indústria, e a categoria Instituição de Ensino, classificadas por nível técnico e superior.

Na categoria Empresa Destaque de Médio Porte, a vencedora foi a indústria de balas Candy Pop. O diretor presidente Thiago Gadelha, que também é diretor da FIERN, recebeu o troféu e destacou a importância do prêmio para o fortalecimento do programa de estágio e formação dos futuros profissionais. “É uma satisfação para a nossa empresa que tem, por tradição, estagiários que fazem carreira na empresa”, disse.

Na mesma categoria, o segundo colocado foi a indústria de sorvetes SterBom e o terceiro lugar ficou com a empresa de planos de saúde Unimed.

Já na categoria Grande Porte, foi premiada pelo programa de estágio com a indústria têxtil e de confecções Guararapes, sediada no Distrito Industrial de Extremoz, que integra o Grupo Riachuelo. “Este é o quinto ano que vencemos nesta categoria, o que mostra que quando se acredita no estágio enquanto futuro colaborador, os resultados para a empresa é maior nesse processo de aprendizagem e cooperação. Agradecemos ao IEL não só pelo prêmio, mas por reconhecer o papel do estagiário”, disse o representante da Guararapes, Thiago Evans.  Na segunda posição, o SENAC e, fechando o pódio, o Ministério Público do Rio Grande do Norte no terceiro lugar.

 

Foto: Divulgação/Fiern)

 

Em Sistema FIERN, o reconhecimento máximo ficou com o Centro de Tecnologia de Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER). Ao receber o prêmio, o diretor executivo Rodrigo Diniz Mello fez uma defesa dos potenciais do estado aliado a excelência em educação do Centro. “É gratificante para nós do CTGAS-ER dar essa contribuição na vida de tantos estudantes. Em fazer a diferença na vida das pessoas por meio de uma educação mais ampla”, afirma.

 

Foto: Divulgação/Fiern)

 

Na modalidade Instituição de Ensino Técnico, o prêmio foi para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), seguido pelo CTGAS-ER. O IFRN também venceu na modalidade Instituição de Ensino Nível Superior, que premiou no segundo e terceiro lugares, respectivamente, a Universidade Potiguar (UnP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O reitor Willys Fakartt enalteceu a parceria da instituição com a FIERN e o IEL-RN e se disse surpreso em levar não um, mas dois prêmios. “Nós somos uma instituição de ensino técnico, com oferta de alguns cursos de nível superior. E esta premiação vem fortalecer o trabalho que fazemos junto aos nossos estudantes, com a formação e preparação para o mercado e para a vida”, destacou o reitor do IFRN.

 

Foto: Divulgação/Fiern)

 

Participaram ainda do evento, o presidente do Sindicato das Indústrias de Mármore, Granito e Pedras Ornamentais do Estado do Rio Grande do Norte – SIMARGRAN, Francisco Nunes de Sousa, o diretor regional do SENAI, Emerson Batista, o superintendente do SESI/RN, Juliano Martins.

PRÊMIO

O Prêmio avalia e reconhece empresas e instituições de ensino com foco no processo de gestão dos programas de estágio e no cumprimento da legislação de estágio vigente, estimulando o aprimoramento dos programas de estágio. E premia também estagiários levando em consideração a aprendizagem trazida pela experiência e os benefícios para a empresa, contribuindo para a formação desses futuros profissionais.

Dividido em duas etapas, a estadual e a nacional, os ganhadores desta etapa participarão do nacional, que será realizado em outubro, em Salvador (BA).

Conheça os vencedores do Prêmio IEL de Estágio 2019

Estagiário Destaque

1º Vanderson Menezes, da Candy Pop

2º Mariana Bezerra, da SterBom

3º Cainã Dantas, da Guararapes

Instituição de Ensino – Nível Técnico

1º IFRN

2º CTGAS-ER

Instituição de Ensino – Nível Superior

1º IFRN

2º UNP

3º UFRN

Empresa – Médio Porte

1º Candy Pop

2º SterBom

3º Unimed

Empresa – Grande Porte

1º Guararapes

2º SENAC

3º MP/RN

Sistema FIERN

1º CTGAS-ER

RECOMENDAMOS

PATU

Governadora acompanha Operação Santuário do Lima

COVARDIA

Após diária, PM é assassinado quando voltava pra casa

"RESULTADO EXCELENTE"

Oficinas de costura do RN economizam com energia solar

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Voluntários vão às ruas de Natal recolher 16 t de lixo

PARCEIROS

Bolsonaro participará de jantar com Trump nos EUA

ALERTA

Arboviroses: Sesap reforça orientação aos municípios

MAIS ORGANIZAÇÃO

Evento leva dicas de organização para shopping em Natal

ATUALIZAÇÃO

Governo atualiza cadastro e preocupa produtores rurais

comentários