Geral

PROGRAMAÇÃO

Problemas de ordem política, social e econômica no mundo estimulam debate entre jovens em Natal

Atividade integra o projeto pedagógico SimCEI, idealizado pelo Colégio CEI Romualdo em parceria com a Unesco.

Por Redação

11 de setembro de 2019 | 17:35

Foto: Divulgação/CEI Romualdo

A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Além disso, atravessamos uma época em que é inadiável o debate acerca da valorização dos patrimônios históricos globais e nos deparamos, ainda, com a efervescência dos crimes cibernéticos. Em busca de ampliar diálogos sobre esses e outros temas de ordem política e socioeconômica no país, jovens de diversas idades estarão reunidos nos dias 13 a 15 de setembro, em Natal, simulando encontros comuns à agenda mundial da Organização das Nações Unidas (ONU).

A atividade integra o projeto pedagógico SimCEI, idealizado pelo Colégio CEI em parceria com a Unesco. A ideia é que os estudantes envolvidos nos debates exercitem a capacidade crítica, desenvolvendo maior consciência política e responsabilidade social por meio do protagonismo juvenil. Participam do encontro ex-alunos da escola e estudantes do Ensino Médio.

A simulação acontecerá no prédio do Colégio CEI (Av. Romualdo Galvão, 1904) e contará com a participação de cerca de 100 estudantes inscritos nos comitês de debate.

Dinâmica do SimCEI

No decorrer da simulação, os participantes assumem a representação de cargos de alta responsabilidade político social, em delegações que compõem os comitês da Organização das Nações Unidas. São três dias de imersão em debates acerca da agenda mundial, sobre assuntos que envolvem segurança, economia, meio-ambiente, saúde, cultura, tecnologia, dentre outros que abordem os Direitos Humanos.

A SimCEI está em sua 3ª edição e simulará neste ano três comitês, sendo eles: Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); Conselho de Segurança das Nações Unidas (UNSC).

Assim como mencionado, estarão em discussão os temas “Abusos e violências sexuais contra as mulheres etnicamente vulneráveis: um recorte de gênero classe e raça nas américas”, “Os obstáculos na manutenção dos patrimônios históricos globais” e “Cyber crimes e vazamento de informações confidenciais: os efeitos do caso Edward Snowden nas políticas internacionais de vigilância”, sendo este último todo debatido em inglês.

RECOMENDAMOS

LUTO

Ex-piloto de Stock Car morre após acidente aéreo no NE

BANG BANG

Homens são mortos pela PM após série de assaltos na ZN

CASOS DE POLÍCIA

Condenado homem que tentou matar irmão por cerveja

CONGRESSO

Senado pode concluir votação da PEC Paralela à Reforma

PODER

RN será governado pelo vice de Fátima até 4 de dezembro

MEIO AMBIENTE

Em 78 dias, óleo avança e desafia investigação

POLÍCIA CIVIL

Protesto deixa RN com um delegado para 38 cidades

Wordpress Post 1573831158 9739866

comentários