Economia

EM ALTA

Produção de petróleo do pré-sal cresce 4,6% em outubro

Foram produzidos 2,39 milhões de barris de óleo

Por Vitor Abdala / Da Agência Brasil

2 de dezembro de 2019 | 15:57

Plataforma de petróleo. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A produção de petróleo extraído da camada pré-sal cresceu 4,6% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior. Em relação a outubro de 2018, a alta chegou a 30,1%. No total, foram produzidos 2,39 milhões de barris de óleo equivalente (unidade de medida que inclui gás e petróleo), entre eles 1,9 milhão de barris de petróleo e 77,6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Essa produção diária corresponde a 63,1% do total de petróleo e gás produzidos no país. Os dados foram divulgados hoje (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Considerando-se todos os campos de petróleo (pré-sal, pós-sal e terrestres), a produção nacional ficou em 3,79 milhões de barris de óleo equivalente, sendo 2,96 milhões de barris de petróleo e 132 milhões de metros cúbicos de gás natural.

A produção de petróleo registrou um aumento de 1,3% em relação ao mês anterior e de 13,4% em relação a outubro de 2018, enquanto a de gás natural registrou um aumento de 2,1% em relação ao mês anterior e de 12,4% na comparação com outubro de 2018.

Os campos operados pela Petrobras produziram 92,9% do petróleo e gás do país. O campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o campo que mais produziu petróleo, uma média de 1,02 milhão de barris por dia, e gás natural, uma média diária de 43 milhões de metros cúbicos.

A plataforma FPSO Cidade de Itaguaí, do campo de Lula, foi a instalação com maior produção de petróleo no mês (145,6 mil barris por dia). A instalação Polo Arara, que produz nos campos de Arara Azul, Araracanga, Carapanaúba, Cupiúba, Rio Urucu e Sudoeste Urucu, produziu 8,4 milhões de metros cúbicos por dia, sendo a instalação com maior produção de gás natural.

RECOMENDAMOS

PRESIDENTE

Bolsonaro faz procedimento para retirar lesões de pele

MOTORES DO DESENVOLVIMENTO

Gestão da Produção e Petróleo serão debatidos na Fiern

LIMPEZA

Praias do Litoral Sul recebem novas lixeiras

NOVOS SHOWS

Prefeitura anuncia novos shows no Natal em Natal 2019

ECONOMIA

São Gonçalo terá projeto Cidade Empreendedora

NOVAS OCUPAÇÕES

Aumento do trabalho autônomo está relacionado a apps

DINHEIRO EXTRA

Saiba se você terá direito ao saque de R$ 998 no FGTS

RECURSOS

PC entrega à DHPP mais de R$ 180 mil em materiais

comentários