Geral

GANHOU PRÊMIO

Professor do RN é premiado por usar jogo de tabuleiro no ensino da Matemática

Jonathan Ferreira é professor da Escola Estadual Professor Luís Soares

Por Redação

16 de janeiro de 2018 | 16:05

A Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, reuniu nessa segunda-feira (15), na sede da empresa em São Paulo, professores da rede de ensino pública de quatro estados da região nordeste que utilizam sua metodologia de ensino de forma inovadora, com impacto social e no desenvolvimento dos estudantes. Após a apresentação dos trabalhos dos profissionais selecionados pela empresa em etapa regional do evento, Jonathan Ferreira, professor da Escola Estadual Professor Luís Soares, em Natal, foi escolhido vencedor por sua experiência de utilização do jogo de tabuleiro Moonwalk no ensino de matemática.

Por meio do jogo, o professor buscou auxiliar os alunos do 8º ano da escola estadual a compreender a aplicação do Plano Cartesiano no cotidiano e a desenvolver na prática os conceitos de tática e estratégia, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as aplicações da matemática. “Em sala de aula, fizemos a conexão entre o jogo e o contexto da disciplina. A ideia foi mostrar que a matemática não é algo isolado. Ela envolve a compreensão do mundo”, explica Ferreira.

Além de Jonathan Ferreira, que será presenteado com uma viagem para a Turquia para acompanhar a X Olimpíada de Jogos de Raciocínio Mind Lab, foram avaliados por uma comissão técnica formada por profissionais da empresa os trabalhos de Mirela Monteiro, da rede municipal do Natal, Jacira Maria da Silva, da rede municipal de Maceió, Danielle da Silva, da rede municipal de Recife e Valdineide Dantas e Vilalba Lucena, da rede estadual da Paraíba. Após as apresentações, foi reconhecido o trabalho da professora Milena Fabrini, do Natal, que trabalhou a educação sexual por meio de jogos de raciocínio.

O encontro contou ainda com a participação de Justina Iva de Araújo, secretária de educação de Natal, Mozart Neves, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, e Marina de Cuffa, psicóloga do Instituto Ayrton Senna e pesquisadora do Insper, em uma roda de conversa mediada por Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab.

“Com este evento, compartilhamos experiências que provam como é possível desenvolver na área pública o desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula. Por meio dos trabalhos dos professores, nossos mediadores, temos exemplos de utilização da metodologia com jogos de raciocínio em campos não percebidos por nós”, explica Valmir Pereira, CEO da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da empresa.

RECOMENDAMOS

PATU

Governadora acompanha Operação Santuário do Lima

COVARDIA

Após diária, PM é assassinado quando voltava pra casa

"RESULTADO EXCELENTE"

Oficinas de costura do RN economizam com energia solar

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Voluntários vão às ruas de Natal recolher 16 t de lixo

PARCEIROS

Bolsonaro participará de jantar com Trump nos EUA

ALERTA

Arboviroses: Sesap reforça orientação aos municípios

MAIS ORGANIZAÇÃO

Evento leva dicas de organização para shopping em Natal

ATUALIZAÇÃO

Governo atualiza cadastro e preocupa produtores rurais

comentários