Geral

PEDAGOGIA COM CRIATIVIDADE

Professora de Natal utiliza música para ensinar Matemática

Alunos produziram as próprias canções para compreender assuntos

Por Redação

19 de junho de 2019 | 10:22

Foto: Reprodução/Prefeitura do Natal

O universo da Matemática pode assustar muitos alunos com as inúmeras operações, resultados e números. No entanto, a ação de uma professora da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, no bairro de Felipe Camarão, tem facilitado a compreensão dos estudantes na disciplina.

A docente Soraia Cristina da Silva Marrocos trabalhou, com os alunos dos sétimos anos, o projeto “A Matemática e a Música: Duas paralelas que se encontram”. Nessa segunda-feira, 17, os estudantes apresentaram as músicas desenvolvidas no decorrer das atividades.

A professora explica que o projeto tem objetivo de fazer com que os alunos entendam os conceitos matemáticos de forma simplificada e motivada, utilizando a música como ferramenta indispensável para essa construção. Além disso, o projeto busca entender e evidenciar a interdisciplinaridade como alternativa para a compreensão da Matemática.

“Alunos que começaram retraídos foram se soltando e mostrando seu potencial, tanto musical, como matemático. Aos poucos, os alunos se mostraram mais seguros e motivados a realizar atividades de Matemática e, através da leitura e interpretação das definições dos conteúdos matemáticos, criaram as músicas. As aulas se tornaram mais interessantes e consequentemente foi desmistificado que a Matemática não é esse bicho papão que costumam atribuir”, explicou Soraia.

As atividades iniciaram em fevereiro deste ano, com a explicação dos conteúdos. Em seguida, os estudantes realizaram a construção das letras das músicas com base nos conceitos. A criatividade ficou evidente nos títulos das canções: “DNA da Matemática”, “A especialista em Matemática”, “Paródia: Parada da Matemática”, “Trem da Matemática”, “Paródia Numérica”, Matemática é a matéria da minha vida”, “Matemática nota 10”, entre outras.

O aluno Josielton Teixeira Rodrigues, da turma A do 7º ano, escreveu a música “Os ensinamentos da Matemática”, e conta que após a metodologia do projeto, ficou muito mais fácil de entender a disciplina. No refrão da música que produziu, ele cantou: “é só ler as anotações com atenção/Tudo fica fácil… fácil demais/Posso aprender as resoluções sem aflição/E hoje a Matemática não me causa aperreio mais não!”.

Para a professora Soraia Cristina, “a Matemática e a música estão presentes no cotidiano das pessoas, e os alunos do Ensino Fundamental trazem consigo uma experiência de vida, onde essas duas vertentes são familiares a todos. O paralelo da música com a leitura e escrita da Matemática resultou na descoberta de vários talentos musicais e verdadeiras obras pedagógicas, facilitando a compreensão dos conteúdos”.

RECOMENDAMOS

PLANO DIRETOR NO AR

Câmara retoma Fórum do Plano Diretor na segunda-feira

PREVISÃO

Lula diz que PT vai polarizar eleições em 2022

PARA A CHINA

Após acordo, melão produzido no RN pode ser exportado

SEGURO RETIRADO

Em dez anos, DPVAT indenizou mais de 391 mil por morte

VERSÃO MAROMBA

Gracyanne e Belo viram personagens de 'Os Simpsons'

FINALISTA

Grupo do RN na final da Olimpíada da Língua Portuguesa

VAGA DE EMPREGO

Realeza procura faxineiro real para ganhar R$ 80 mil

ANÁLISE DE RESÍDUO

Marinha desloca navio de pesquisa para o Nordeste

comentários