Geral

PEDAGOGIA COM CRIATIVIDADE

Professora de Natal utiliza música para ensinar Matemática

Alunos produziram as próprias canções para compreender assuntos

Por Redação

19 de junho de 2019 | 10:22

Foto: Reprodução/Prefeitura do Natal

O universo da Matemática pode assustar muitos alunos com as inúmeras operações, resultados e números. No entanto, a ação de uma professora da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, no bairro de Felipe Camarão, tem facilitado a compreensão dos estudantes na disciplina.

A docente Soraia Cristina da Silva Marrocos trabalhou, com os alunos dos sétimos anos, o projeto “A Matemática e a Música: Duas paralelas que se encontram”. Nessa segunda-feira, 17, os estudantes apresentaram as músicas desenvolvidas no decorrer das atividades.

A professora explica que o projeto tem objetivo de fazer com que os alunos entendam os conceitos matemáticos de forma simplificada e motivada, utilizando a música como ferramenta indispensável para essa construção. Além disso, o projeto busca entender e evidenciar a interdisciplinaridade como alternativa para a compreensão da Matemática.

“Alunos que começaram retraídos foram se soltando e mostrando seu potencial, tanto musical, como matemático. Aos poucos, os alunos se mostraram mais seguros e motivados a realizar atividades de Matemática e, através da leitura e interpretação das definições dos conteúdos matemáticos, criaram as músicas. As aulas se tornaram mais interessantes e consequentemente foi desmistificado que a Matemática não é esse bicho papão que costumam atribuir”, explicou Soraia.

As atividades iniciaram em fevereiro deste ano, com a explicação dos conteúdos. Em seguida, os estudantes realizaram a construção das letras das músicas com base nos conceitos. A criatividade ficou evidente nos títulos das canções: “DNA da Matemática”, “A especialista em Matemática”, “Paródia: Parada da Matemática”, “Trem da Matemática”, “Paródia Numérica”, Matemática é a matéria da minha vida”, “Matemática nota 10”, entre outras.

O aluno Josielton Teixeira Rodrigues, da turma A do 7º ano, escreveu a música “Os ensinamentos da Matemática”, e conta que após a metodologia do projeto, ficou muito mais fácil de entender a disciplina. No refrão da música que produziu, ele cantou: “é só ler as anotações com atenção/Tudo fica fácil… fácil demais/Posso aprender as resoluções sem aflição/E hoje a Matemática não me causa aperreio mais não!”.

Para a professora Soraia Cristina, “a Matemática e a música estão presentes no cotidiano das pessoas, e os alunos do Ensino Fundamental trazem consigo uma experiência de vida, onde essas duas vertentes são familiares a todos. O paralelo da música com a leitura e escrita da Matemática resultou na descoberta de vários talentos musicais e verdadeiras obras pedagógicas, facilitando a compreensão dos conteúdos”.

RECOMENDAMOS

MÚSICA

'Hoje tem Samba no Beco' recebe Andiara Freitas

DESAFIO

Campeonato gamer reúne 150 competidores

AGENDA

Curso de segurança pública e mediação policial em Natal

MEIO AMBIENTE

Torneio de rinhas de galo tinha até motos na premiação

POLÍCIA

Homens em carro roubado morrem após perseguição da PM

TRANSPORTE DE CARGAS

ANTT publica novas regras para cálculo do frete mínimo

DESATIVADDA

Saiu a sentença de recuperação judicial da Multidia

DIÁLOGO

AGN-RN e IMD discutem parceria para startups potiguares

comentários