Cultura

BRINCADEIRA E MUITA ALEGRIA!

Programação deste ‘Domingo na Arena’ será em homenagem ao Dia das Crianças; confira!

Nesta edição especial, evento contará ainda com uma ação do Outubro Rosa

Por Redação

8 de outubro de 2019 | 17:44

Foto: Divulgação/Diego Marcel

Frequentadores assíduos, as crianças vão ter mais um motivo para brincar à valer nesta edição especial do Domingo na Arena (dia 13 de outubro). O projeto sociocultural da Arena das Dunas, que tem o apoio do Sistema FIERN, ‘Cultura na Praça’ e ‘Som na Caixa’, será dedicado à criançada, em homenagem ao Dia da Criança, que é comemorado um dia antes (12 de outubro). O evento contará ainda com uma ação do Outubro Rosa, organizado pela Organização Não-Governamental (OnG), Onco & Vida.

A ‘1ª Caminhada Onco e Vida’ tem como propósito alertar à sociedade para a prevenção contra o câncer de mama. A concentração será às 14h30, em frente à praça externa, onde acontece o Domingo na Arena, às margens da BR-101. A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

 

Foto: Divulgação/Diego Marcel

 

Os portões do pátio externo na Arena das Dunas abrem às 15h e a entrada no espaço do Domingo na Arena é gratuito. O estacionamento interno é disponibilizado ao valor de R$ 10,00, com entrada pelo Portão E1 Sul, pela marginal da BR-101. A rua projetada, que separa a Arena das Dunas do estacionamento externo, estará fechada apenas para veículos, transformando-se num espaço para a população curtir esportes de rodinhas (skate, bicicleta e patins), prática de corrida ou caminhada, e passeio com os pets.

Mais atrações

Para os homenageados do dia, o que não vai faltar é muita brincadeira e alegria. O Palco Principal da praça será aberto à 15h30 pela turma da Clarin Kids, com a Bandinha de Fanfarra. Logo em seguida, às 16h30, os instrutores da FitDance Rio Grande do Norte vão botar a criançada para se exercitar com uma aula de ‘FitDance Kids’.

Às 17h30, haverá um momento especial de brincadeiras e distribuição de doces com o pessoal da SAM’s. E fechando a programação oficial do Palco Principal, às 18h30, os artistas da ‘Brinquedos e Brincadeiras’ encenam a peça teatral ‘A Fórmula da Raridade’.

E tem mais novidades neste domingo (13). Pollyanne Azevedo apresenta os jogos lúdicos, a partir das 16h. Por meio destes jogos, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras e testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e a perder. O brincar, segundo Pollyanne, também desenvolve a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.

“Outra vantagem especial da brincadeira em grupo é favorecer alguns princípios básicos, como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras. Como o jogo é uma forma de a criança se expressar em circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres, as brincadeiras passam a ser a linguagem dos pequenos”, ensina Pollyanne.

Outra novidade desta edição do Domingo na Arena, além da ‘Exposição de Drones’, pela Drone Trekking Brasil, será a oficina de construção de instrumentos de percussão com material reciclado. Promovido pela artista multi-instrumentista, Rafaela Brito, a atividade ensina a estimular a criatividade, a coordenação motora, a concentração e a consciência ecológica das crianças, de uma forma divertida e musical.

“Além disso, cada criança que participar leva para casa seu instrumento confeccionado durante a oficina, e, no final, faremos uma grande roda para tocar e experimentar os instrumentos”, revela Rafaela Brito.

Os brinquedos infláveis estão de volta e serão mais uma atração gratuita para a criançada se divertir. Os fãs dos games podem curtir um pouco de história dos jogos eletrônicos no Museu do Videogame Potiguar, que está de volta com exposição, lojinha e novos jogos.

As maquiagens artísticas, que têm a assinatura de Larissa Fontes, foram confirmadas para esta edição especial do Domingo na Arena. A equipe da Kid’s Car vai estar com a locação de Carrinhos Elétricos e haverá ainda a locação de patinetes elétricos (VAPTINET). Os escoteiros apresentam as já tradicionais atividades, com jogos e canções. As brincadeiras das bolhas gigantes, produzidas pela turma do Universo Bolhístico, fazem a festa da criançada, além dos brinquedos infláveis.

Modalidade esportiva recém-criada no Brasil, que mistura Futevôlei e Tênis de Mesa, o Futmesa é uma das atrações já fixa no Domingo na Arena. Pessoas, de ambos os sexos, podem brincar nas duas mesas instaladas na praça para a prática gratuita do novo esporte, sob a coordenação do FutPro.

Ação Socioambiental

Gustavo Gondin e a equipe da Organização Não-Governamental (ONG) ‘Eco Praça’ promovem uma ação socioambiental ‘Adote uma Muda’, na qual se troca um abraço fraterno por uma muda de planta.

A Ecofeira das Dunas montará a sua estrutura, reforçando as ações da economia criativa e solidária. “Esta campanha tem como objetivo principal fazer com que as pessoas se reconectem, umas com as outras e com a natureza”, afirma Gustavo. “Imagine você dar e receber um abraço e ganhar uma plantinha. Abraçar é parar o tempo por alguns segundo e se conectar. Receber uma plantinha e cuidar dela, é a forma mais lúdica de fazer com que as pessoas se reaproximem da natureza”.

A ONG também traz a ‘Eco Feira das Dunas’, que reúne iniciativas locais com foco em produtos sustentáveis, com materiais reaproveitáveis ou matérias-primas cujas origens auxiliam a preservação do meio ambiente (recicladas ou orgânicas) e também respeitam as pessoas envolvidas no processo de produção. “A feira busca valorizar as marcas, projetos e iniciativas que valorizam aspectos da cultura e economia locais, promovendo o desenvolvimento e disseminação da cultura da sustentabilidade”, define Gustavo.

Palco Principal
15h30 – Bandinha de Fanfarra (Clarin Kids)
16h30 – Aula de Fitdance Kids (FitDance Rio Grande do Norte)
17h30 – Momento SAM’S no palco com brincadeiras (distribuição de doces)
18h00 – A fórmula da Raridade (Brinquedos e Brincadeiras)

Praça de Alimentação
Salgarito
Crepi na Bike
Original Dindin Gourmet
Mundo do Açaí

RECOMENDAMOS

PROGRAMAÇÃO

2° Passeio histórico na Ribeira acontece neste sábado

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

Cases do RN cativam em evento de empreendedorismo

OPORTUNIDADE

IEL-RN lança edital de processo seletivo

DESASTRE AMBIENTAL

Pesquisadores encontram óleo nos parrachos de Pirangi

ACIDENTE

Avião cai no meio da rua em Belo Horizonte

COMBATE AO SUICÍDIO

Órgãos da Prefeitura de Natal deverão divulgar CVV

CEARÁ-MIRIM

Ronaldo se candidata a prefeito com apoio dos grandes

CRISE NO VIZINHO

Protestos violentos no Chile deixam 7 mortos

comentários