Geral

EM PONTA NEGRA

Projeto Saúde na Praia realizou edição especial de Carnaval

Iniciativa ofereceu testes rápidos e recomendações sobre saúde

Por Redação

1 de março de 2019 | 09:47

Foto: Divulgação

O calçadão da praia de Ponta Negra recebeu, nesta quinta-feira (28), o “CarnaPrev” – edição especial de Carnaval do projeto Saúde Na Praia -, que buscou conscientizar a população sobre a prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort).

Os trabalhos começaram às 7h e contaram com enfermeiros, nutricionistas, agentes da saúde, entre outros profissionais. Foram realizados testes rápidos, medição de pressão arterial, glicemia, vacinas, recomendações sobre a leptospirose, saúde no trabalho e outros assuntos. Mais de mil atendimentos dos diversos procedimentos foram realizados.

Segundo Elvira Maranhão, gestora da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ponta Negra, “trabalhamos com a população a questão da prevenção. Detectamos ainda situações graves e que eles poderão ser tratados de forma recomendada garantindo sua saúde de forma correta, e mais do que isso ensina sobre a prevenção que é muito importante”.

O vendedor ambulante José Emerson Silva, de 45 anos, que trabalha na praia, disse que “essa ideia é muito boa porque na correria do dia a dia a gente acaba esquecendo de fazer exames de rotina e cuidar da saúde. Com esse projeto é como se o alerta para a prevenção viesse até nós.”

Já para Ana Maria Torres, de 27 anos, o serviço a proporcionou novos conhecimentos. “Além de eu fazer meu teste de glicemia, ouvi muitas recomendações sobre as quais eu nunca tinha refletido. Destaque para o atendimento que recebi, pois me senti muito acolhidas por todos os profissionais” afirmou a estudante.

A ação “CarnaPrev” ainda contou com apoio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Ponta Negra, o Núcleo de Saúde e Cidadania da UFRN, além de estudantes da Universidade Potiguar (UNP) e outros voluntários. O evento teve duração até o final da tarde.

RECOMENDAMOS

SEGURANÇA

Centro de Comando da Sesed vai monitorar manifestação

TÁ SUJA

Praias em Natal continuam impróprias para banho. Veja.

SEGUE

Veja como é a reforma administrativa aprovada na Câmara

CONGRESSO

Encontro elegerá direção do PSB/Natal visando eleições

AGENDA ECONÔMICA

Fecomércio mostra potencial econômico do RN na Alemanha

FLOPOU

Poucos comparecem e manifestação vira panfletagem

PRÊMIOS

Mega Sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado

IMPRUDÊNCIA

Bêbado foge de blitz e quase atropela pedestres

comentários