Política

CONVENÇÃO DO PARTIDO

Prometendo inovação, MDB elege novo presidente nacional

Eleito é filho de político tradicional do partido

Por Redação

7 de outubro de 2019 | 09:03

Da esquerda para a direita: Baleia Rossi, Walter Alves, Garibaldi Alves e Rodrigo Maia - Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo, 6, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realizou a convenção nacional do partido, em Brasília/DF. Dentre as pautas desenvolvidas no encontro, que contou com a participação do presidente do MDB-RN, Garibaldi Alves, do deputado federal Water Alves e do prefeito de Natal, Álvaro Dias, esteve a eleição do novo presidente nacional da sigla.

Com 209 pessoas presentes, Baleia Rossi, do MDB-SP, foi eleito com 311 votos dos 319 possíveis — já que determinados membros puderam votar mais de uma vez. O novo presidente é filho de Wagner Rossi, que foi deputado federal e estadual por São Paulo e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos governo de Lula e Dilma Rousseff.

O ex-senador potiguar Garibaldi Alves destacou que “foi um momento importante de renovação e novas metas para o MDB”. Além da escolha do novo presidente, o partido também aprovou o novo estatuto, que incluiu itens que tratam da ampliação da representatividade feminina nos diretórios estaduais e na executiva nacional, e proíbe a filiação e possível candidatura de políticos considerados “fichas-sujas”.

O novo presidente do partido fez um apelo contra “radicalismos” e defendeu as forças de centro no discurso de posse — o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o presidente do PSDB, Bruno Araújo, participaram da convenção dos emedebistas.

Baleia Rossi também reconheceu que o MDB pagou um preço diante da opinião pública por ter integrado todas as administrações no país nas últimas décadas, e disse que o partido precisa “viver sem participar do governo”. “Não precisamos de governo para sobreviver porque o MDB é muito maior do que isso”, argumentou.

Apesar da fala de Rossi, o atual ministro da Cidadania, Osmar Terra, é filiado ao MDB.

RECOMENDAMOS

PROGRAMAÇÃO

2° Passeio histórico na Ribeira acontece neste sábado

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

Cases do RN cativam em evento de empreendedorismo

OPORTUNIDADE

IEL-RN lança edital de processo seletivo

DESASTRE AMBIENTAL

Pesquisadores encontram óleo nos parrachos de Pirangi

ACIDENTE

Avião cai no meio da rua em Belo Horizonte

COMBATE AO SUICÍDIO

Órgãos da Prefeitura de Natal deverão divulgar CVV

CEARÁ-MIRIM

Ronaldo se candidata a prefeito com apoio dos grandes

CRISE NO VIZINHO

Protestos violentos no Chile deixam 7 mortos

comentários