Geral

REVISÃO

Publicada correção do regimento e cronograma para revisão do Plano Diretor de Natal

Conferência final deve ocorrer no final de novembro

Por Redação

19 de julho de 2019 | 16:08

Vista panorâmica da zona Leste de Natal com zona Sul ao fundo.; Foto: Assessoria Semurb

A retificação do regimento interno do processo de revisão do Plano Diretor de Natal, que norteia toda a discussão desse importante instrumento de planejamento urbano da cidade, foi publicada em Diário Oficial na última quinta-feira (18). O documento devidamente aprovado em audiência pública no dia 24 de abril deste ano passou por uma análise jurídica pela Procuradoria Geral do Município (PGM), que emitiu nota técnica para ajustes quanto aos aspectos jurídicos formais, conteúdo e ortografia.

O Decreto Nº 11.774 de 17 de julho de 2019 tornou público o regimento e também o novo cronograma das atividades a serem desenvolvidas. O regimento define as etapas da revisão, a estrutura organizacional do processo, ou seja, a composição do Núcleo Gestor, dos Grupos de Trabalho e da Coordenação Técnica, bem como as atribuições e competências de cada um deles. Além das regras a serem seguidas em todo o processo de discussão, desde aa audiências públicas, oficinas com a comunidade, pré-conferência e conferência final.

A nota técnica da PGM apontou os dispositivos que foram revisados em seus aspetos formais quanto à renumeração de artigos, substituição de parágrafos por incisos, incisos por alíneas entre outros. Já quanto ao conteúdo foram feitas correções na redação de artigos que estavam duplicados, substituição de termos para melhor entendimento, além de correção de erros de ortografia. Para acessar o regimento interno retificado basta entrar no o site do PDN, ir no menu “ BIBLIOTECA/ Regimento e Atas” pelo este link.

A composição do Núcleo Gestor foi definida em Diário Oficial nessa quinta-feira (18), o grupo é formado por 16 Conselheiros do Concidade, sendo 11 representantes do poder público municipal, incluindo um representante da Câmara dos Vereadores. Além de um representante de Instituições de Ensino e Pesquisa, de movimentos populares e agrupamentos de bairros; de Organizações Não Governamentais, de entidades e instituições do segmento empresarial; cinco representantes dos conselhos municipais voltados para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade, instituídos como câmaras temáticas permanentes do Concidade Natal, assim definidos: CMTMU,CONHABINS, COMSAB, CONPLAM e COMCIT. Restando apenas a indicação do representante do segmento de entidades profissionais representativas de classes, a ser indicado pelas entidades de classe, atendendo edital de chamamento específico, e que será eleito pelo Plenário do Concidade.

Cronograma

Ficaram definidas as seguintes atividades no processo de revisão:

22/07/2019

A SEMURB entrega ao Núcleo Gestor o Regimento das Oficinas, atos públicos até o presente momento e cronograma atualizado;

26/07/2019

Ocorrerá a aprovação pelo Núcleo Gestor do regimento e demais documentos enviados pela SEMURB;

05 a 19/08/2019

Publicações dos materiais dos GTs – SEMURB;

21 a 23/08/2019

Reunião com GTs para preparação para oficinas;

27/08 a 21/09/2019

Oficinas nas zonas administrativas e segmentos;

25/09 a 18/10/2019

Reuniões com GTs para sistematização;

21 a 31/10/2019

Audiências Públicas para Leitura da Cidade;

31/10/2019

Envio da minuta concluída para o Concidades;

09/11/2019

Seminários com conselhos temáticos;

30/11/2019

Conferência final

RECOMENDAMOS

DIREITO

🔊 Exame da OAB tem 676 inscritos para prova no RN

HOMENAGEM

Organizadores da Campus Party viram Cidadãos Natalenses

BRAVO

Agente prisional fica em 3° no Pan-americano de Judô

FUTEBOL

🔊 ABC pode ser rebaixado para a Série D neste domingo

SAÚDE

🔊 Centenas de pessoas passam por check-up vascular grátis em Natal

FOGO

🔊 Polícia queima quase 53 mil bonés piratas no RN

CP NATAL

Capacitação de servidores é destaque na Campus Party

TÁ PERTO

América define data para inaugurar estádio próprio

comentários