Economia

Qual é a jornada de trabalho do estagiário?

10 de outubro de 2019 | 11:52

O Brasil tem mais de 12,6 milhões de desempregados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para as pessoas de 18 a 24 anos o contexto é ainda mais difícil, pois 25,8% delas estão sem uma colocação profissional. Nesse cenário, o estágio surge como uma boa maneira de inserir jovens no mercado de trabalho. Portanto, é importante entender como o estágio funciona.

Antes de tudo, é preciso entender que o ato educativo escolar não é emprego. Dessa forma, possui características diferentes da modalidade de contratação CLT, sendo regido pela Lei do Estágio (nº 11.788/08). O documento normativo define a atividade como uma ação de aprendizado a ser desenvolvida no ambiente de trabalho.

Assim, o objetivo do estágio é a preparação para a atuação produtiva de estudantes e a jornada é diferenciada. Para o ensino superior, profissional de nível médio e do ensino médio regular, a carga horária é de 6 horas diárias e 30 horas semanais. No caso da educação especial, são 4h por dia e 20h por semana.

Essa carga menor foi estabelecida justamente para preservar a característica educativa do estágio. Considerando que a prioridade do estagiário é a escola/faculdade, o período na empresa deve ser um complemento para ter contato com o mundo corporativo. Também por esse motivo, nos dias de avaliações o participante pode ter o horário diminuído à metade. Essa redução, contudo, pode ser descontada da bolsa-auxílio e o período de avaliações deverá ser informado no Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

Dessa maneira, o estudante aproveita a chance para ter mais confiança com as novas responsabilidades. Além disso, descobre novidades sobre seu potencial. Socialmente, também melhora a qualidade de vida e patrocina os estudos por meio da bolsa-auxílio e demais benefícios.

RECOMENDAMOS

Thoughts on Ucla Data Science in Step by Step Order

Wordpress Post 1579305006 029158

What History Homework Help Is - and What it Is Not

Oxidation may be explained because the break down of tissue or organ cells, or some compound reaction that is utilized to induce chemical modifications.

The Vista School

Things You Should Know About Dissertation Help Humanities

What You Need to Do About Research Paper Writing Service

Research Paper Assignment for Dummies

comentários