Economia

CASA DA INDÚSTRIA

Qualidade e experiência do cliente são abordados em Seminário na Fiern

Evento reuniu professores, estudantes, profissionais de diversas áreas e gestores.

Por Redação

12 de setembro de 2019 | 11:18

Foto: Divulgação/Fiern

A “qualidade e experiência do cliente: indústria e serviços numa relação de sucesso” foi a temática do I Seminário ABQ-Natal: Qualidade no século XXI, realizado pela FIERN e a Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), na tarde dessa quarta-feira, dia 11 de setembro, no Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria. O evento reuniu professores, estudantes, profissionais de diversas áreas e gestores.

 

Amaro Sales (Foto: Divulgação/Fiern)

 

Na abertura do evento, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, ressaltou que a preocupação com a melhoria e gestão da qualidade deve ser uma constante nas empresas para obtenção de melhores resultados. “O conceito de qualidade é uma preocupação que deve estar presente como a preocupação que o empresário tem com o seu produto, porque é ela quem faz a diferenciação e aumenta a competitividade nas empresas”, destacou.

Em sua palestra “Qualidade: de uma visão da indústria para uma visão integrada com foco no cliente”, O professor da Academia Brasileira da Qualidade Cláudio D’Artagnan Cunha de Barros buscou definir o conceito de qualidade e a transformação do sistema integrado de gestão ao longo do tempo, pós revolução industrial, que culmina no foco do cliente. “O novo olhar na relação qualidade e indústria, ou seja, o foco no cliente é ouvir o que o seu cliente deseja. E ir além”, disse.

O gerenciamento da qualidade total, pontua ele, significa que é preciso envolver todas as partes interessadas no processo de qualidade e satisfação do cliente, desde os funcionários, acionistas, todos que fazem a empresa. Outro avanço citado pelo acadêmico é a gestão do relacionamento com o cliente, com o gerenciamento de hábitos de compra dos consumidores, hoje bastante ampliado com o uso de algoritmos usadas em redes. E saber oferecer além do que é pedido. “Saber o que o cliente quer e quem ele quer atingir, é ir além nas soluções existentes. Estamos vivendo a era dos serviços e é preciso envolver a todos para ter o resultado”, afirma.

O diretor da Água Mineral Santa Maria, Roberto Serquiz, que também é diretor da FIERN e presidente do SINDRECICLA-RN, participou de painel sobre qualidade e experiência do cliente, falando sobre “Qualidade: da indústria ao serviço ao cliente – o caso Santa Maria”. O industrial apresentou a evolução da empresa, que incorporou ao longo dos anos as tendências do mercado, como qualidade, automação, inovação, informatização, sustentabilidade com interação em tempo real com o consumidor, e a robotização.

“A gestão da qualidade dos produtos é uma cultura implantada na empresa. São cinco décadas incorporando qualidade em todas as etapas do processo, desde a sanitização com uso de Ozônio, que é mais sustentável, até o envaze, embalagem, rótulos, para que tenhamos um produto de alta qualidade, que atenda ao nível de exigência dos nossos clientes. Acreditamos que isso incorpora competitividade ao produto”, afirma Serquiz.

Participaram também do painel, o gerente de Produção da Guararapes, Roberto Torreão, que abordou o método Lean para uma produção enxuta e de qualidade; a médica e coordenadora de Experiência do Paciente na Liga contra o Câncer, Karla Emerenciano, que apresentou o case da Liga em 70 anos de serviços focado na experiência do cliente; o diretor executivo do Grupo Vila, Ibsen Vila, que mostrou como a empresa pode ser criativa e eficiente e transformar um momento difícil em uma experiência de qualidade. O jornalista Rilder Medeiros foi o moderador.

O professor da ABQ e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnP, Kleber Nóbrega, ministrou palestra “A experiência deste Seminário baseada no Design de Serviços”. O Seminário se propôs a debater o binômio produto-serviços, a necessidade de projetar uma melhor experiência ao cliente e a digitalização de serviços, como elemento de transformação.

Sobre a ABQ

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, tendo como membros participantes pessoas experientes e de reconhecida competência profissional adquirida ao longo dos anos – nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas – em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, à gestão da qualidade e à excelência na gestão. A administração da ABQ é realizada por um colegiado eleito entre os membros, de acordo com seu Estatuto.

RECOMENDAMOS

LUTO

Ex-piloto de Stock Car morre após acidente aéreo no NE

BANG BANG

Homens são mortos pela PM após série de assaltos na ZN

CASOS DE POLÍCIA

Condenado homem que tentou matar irmão por cerveja

CONGRESSO

Senado pode concluir votação da PEC Paralela à Reforma

PODER

RN será governado pelo vice de Fátima até 4 de dezembro

MEIO AMBIENTE

Em 78 dias, óleo avança e desafia investigação

POLÍCIA CIVIL

Protesto deixa RN com um delegado para 38 cidades

Wordpress Post 1573831158 9739866

comentários