Geral

IMPOSTO DE RENDA

Receita já recebeu mais de 113 mil declarações do IR 2019 no RN

Contribuintes tem até dia 30 deste mês para declarar

Por Redação

5 de abril de 2019 | 12:58

A Receita Federal no Rio Grande do Norte já recebeu 113.663 declarações até o meio dia desta sexta-feira, 5, número que é atualizado a cada minuto. Já a nível nacional, foram entregues 9.735.519 declarações à RF. As declarações potiguares representam 1,17%  do total nacional.

O prazo de entrega da declaração será encerrado às 23h59, no horário de Brasília, do dia 30 de abril e a expectativa é de que sejam transmitidas 30,5 milhões a nível nacional e 320.250 contribuintes no RN entreguem a declaração.

Correção da declaração

Caso o contribuinte identifique erros ou dados incompletos após enviar a declaração é possível corrigir. A nova declaração tem a mesma natureza da apresentada anteriormente e substitui por inteiro. Portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso.

Para fins de priorização no pagamento das restituições será considerada como data de apresentação da declaração a data do envio da retificadora, e não a data de apresentação da declaração original.

A Receita Federal alerta que não é possível retificar a declaração do exercício que estiver sob procedimento de fiscalização. Semelhante situação é do contribuinte com declaração retida em malha que tenha agendado atendimento, neste caso também não poderá retificar a declaração do exercício após a entrega dos documentos à Receita Federal.

Retificação utilizando o programa do IRPF

A retificação deve ser feita por meio do programa relativo ao mesmo exercício em que foi elaborada a declaração original.
Para indicar que se trata se de uma declaração retificadora, deve-se responder “Declaração Retificadora” à pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?” e informar o número do recibo da declaração a ser retificada.

Outras informações sobre como retificar a declaração podem ser obtidas no Perguntão (Perguntas e Respostas), no tópico “Retificação da Declaração.

Retificação online

retificação online permite a alteração de alguns dados da declaração, diretamente pela internet, sem a utilização do programa IRPF 2019, nem do Receitanet. Não há necessidade de preencher novamente os dados que não se pretende alterar.

RECOMENDAMOS

NOVO REGIME

Governo assina com aéreas redução de imposto para QAV

ARTE

Exposição põe na balança ego e moralidade

SISTEMA FIERN

Coere discutirá licenciamento de projetos fotovoltaicos

SALVANDO VIDAS

Hemonorte realiza campanha de doação de medula óssea

PROTESTO

Policiais civis fazem paralisação nesta terça-feira

HEROICO

Bombeiro do RN cumpre missão humanitária em Moçambique

COPA AMÉRICA

Jogos de hoje definem adversário do Brasil nas quartas

GRADE DE CURSOS

Fecomércio RN realiza Fórum de Aprendizagem de Natal

comentários