Cultura

RN planeja parceria com franceses para Complexo da Rampa

9 de novembro de 2019 | 10:30

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira (8) o cônsul da França no Nordeste, Romain Louvet, que está em missão no Brasil desde 2016, sediado em Recife-PE, acompanhado de Caroline Martins, cônsul honorária da França em Natal, e de Margot Cherrid, assessora de comunicação e assuntos políticos do Consulado Geral da França. A viabilidade do chamado Consórcio Nordeste e a possibilidade de o consulado colaborar com a composição do Complexo Rampa, equipamento turístico que compreenderá museu e memorial ligados à Segunda Guerra e à história da aviação, ligando os dois países – Brasil e França, foram os temas que nortearam o encontro.

O cônsul direcionou à governadora questões sobre o Consórcio, no sentido de compreender melhor os objetivos desta união entre os governadores e os estados. Ela respondeu que o foco do trabalho em conjunto tem como premissas o desenvolvimento econômico da região e a otimização dos recursos, e citou como exemplo a primeira licitação em comum realizada pelos estados, que resultará na economia de quase R$ 50 milhões em compras de medicamentos. “Estamos trabalhando para consolidar os investimentos já existentes e atrair novos investimentos. Nesse caso, o Consórcio é uma alternativa muito conveniente”, explicou.

Ele e sua equipe se mostraram solícitos aos pedidos encaminhados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), representada na reunião pela subsecretária Solange Portela, para colaboração com o acervo do Museu da Rampa e Memorial da Aviação. “Fizemos uma solicitação oficial sobre a cessão de peças que nos ajudem a contar a um pouco deste importante capítulo da história da aviação, que envolve Natal e França, através da companhia de correio aéreo chamada Aéropostale”, disse. Fato este destacado também pelo arquiteto da Setur, Carlos Ribeiro.

A cônsul honorária em Natal, Caroline Martins, comentou que os dois contextos citados para a composição do Museu e do Memorial não se contrapõem e contribuem para colocarem Natal na rota da história. “Não é uma história nossa [referiu-se à cidade propriamente], mas é de países amigos, que têm boas relações diplomáticas”, afirmou. Além das peças e documentos, que o cônsul e sua equipe se comprometeram a pesquisar e trazer para o acervo, ele perguntou aos presentes se seria bem-vinda uma ajuda quanto à organização de museus. “Nós podemos oferecer expertise em museografia”, revelou.

A sugestão foi de pronto aceita pelo secretário de Metas e Projetos, Fernando Mineiro. “Sim, claro, vamos precisar de todo apoio possível para transformar o Complexo da Rampa num equipamento diferenciado para o turismo do RN”, expôs. E citou também uma contribuição em termos de expertise para os projetos de implantação de queijeiras no interior do estado. Em tempo, atualmente o Governo está em diálogo com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), buscando parcerias para investimentos nas áreas de agricultura familiar e segurança hídrica, tendo realizado uma reunião em outubro.

A agenda para a reunião desta sexta-feira foi coordenada durante o Consórcio que foi realizado em Natal, no mês de setembro. Está previsto que a missão visitará três países europeus: França, Alemanha e Itália. Serão realizados encontros diplomáticos e de negócios na busca de investimentos e parcerias internacionais para o desenvolvimento da região. Participaram também o vice-governador Antenor Roberto, o secretário Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico/Sedec) e o assessor técnico do mandato do senador Jean Paul Prates, Sérgio Caetano.

RECOMENDAMOS

What You Need to Do About Research Paper Writing Service

The Untold Story on Assignment Help Academic You Really Need to Read or Be Left Out

The History of Assignment Helper Assignment Refuted

Nurse Suggestions to Look after Individuals

Essay Writer Service - The Best Way to Find the Cheapest

Essay Writer Assistance - How to Find the Cheapest

PORTAL NOAR encerra atividades

Ano começa com chuva em todas as regiões do RN

comentários