Cultura

SHOW

RN recebe concerto “Do Nordeste ao Jazz” neste mês

Evento é gratuito e ocorrerá na cidade de Luiz Gomes

Por redação

12 de outubro de 2018 | 08:35

No dia 27 deste mês de outubro, o município de Luís Gomes, região do Alto Oeste Potiguar, recebe o espetáculo/concerto “Do Nordeste ao Jazz”, na Igreja Matriz Sant’Ana, às 20h, com entrada gratuita. O musical reúne a Orquestra Funffec de Cordas – OFC, do curso de cordas friccionadas da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), do próprio município, e o renomado maestro e saxofonista português, Eugènio Graça, residente em Natal/RN desde 2009 e bastante conhecido por sua regência a frente da SESI Big Band.

“Do Nordeste ao Jazz” tem objetivo de mostrar a ligação e as heranças musicais do jazz trazidas no período da II Guerra Mundial, quando a cidade do Natal foi sede de tropas americanas, na década de 40, trazendo transformações físicas e culturais, dando início a vida noturna, com bailes e festas. A partir daí, a música do nordeste, em especial no RN, passou a absorver várias características jazzísticas que se fazem notar em gêneros como baião, xote e choro.

O público vai presenciar tais influências e transportar-se musicalmente para esse momento através da Orquestra de Cordas e do Saxofone Solo, entoando, no repertório, clássicos do jazz por composições de Glenn Miller, G. Gershwin e Duke Ellington, a clássicos do baião e do xote, eternizados por Luiz Gonzaga e Sivuca, além dos choros de Waldir de Azevedo e Pixinguinha; tangos de C. Gardel e Astor Piazzolla. E, não poderia ficar de fora, a famosa valsa “Royal Cinema”, do compositor potiguar Tonheca Dantas – composta antes da Guerra, porém tocada e ouvida também em Londres durante todo o período.

O concerto, conta com apoio do Sesc/RN e do Sebrae/RN, e pretende incitar a cidadania em sentido amplo, incluindo o aprimoramento cultural por meio da música, promovendo a possibilidade do estimulo estético, a formação de público e a interação entre o saber histórico e a música.

A OFC, de Luís Gomes/RN, conta com 24 músicos divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, sob orientação de maestro Leonardo Oliveira. Para esse espetáculo, de aproximadamente 1h30, os arranjos são inéditos e será conduzido pelo maestro Eugènio Graça, que também tocará saxofone em algumas obras.

RECOMENDAMOS

QUINTO CONSTITUCIONAL

OAB realiza sabatina com os 23 candidatos ao TRT21

EXPLICAÇÕES

Moro nega existência de acordo para assumir vaga no STF

OTIMISMO

Lei dará "condições especiais" às microempresas, diz CD

TV NO AR

Veja propostas de Marisa Almeida na eleição do Quinto

PODEROSA!

"Hoje sou bem comida e amada", diz Xuxa aos 56 anos

MUDANÇA

Ubaldo Fernandes se desfilia do PTC

INVESTIMENTO

Natal: Espaço cultural Ruy Pereira será revitalizado

PARCERIA

Caixa firma acordo com Comitê Paralímpico

comentários