Geral

NÚMEROS ATUALIZADOS

RN registra quarto caso de sarampo

Nova ocorrência teve contato com primeiro registro no estado

Por Redação

12 de setembro de 2019 | 17:48

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) confirmou, nesta quinta-feira (12), o quarto caso de sarampo no estado. A nova ocorrência já havia sido confirmada pela pasta, mas precisou retornar ao status de investigação para conferência de exames.

A paciente diagnosticada com a doença tem 19 anos e é moradora de Extremoz, cidade da Região Metropolitana de Natal. De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi, ela trabalha na capital potiguar e teve contato com o primeiro caso confirmado no RN, no município de Natal. “O caso retornou para a investigação para que a gente pudesse concluir a investigação”, explicou a subcoordenadora.

O secretário de Saúde de Extremoz, Bruno Duarte, destacou que a paciente já não tem mais risco de transmitir a doença e que está bem de saúde. Além disso, ele confirmou que o município reforçou a prevenção à doença.

“Nós fizemos o bloqueio vacinal da paciente para evitar a transmissão para outras pessoas e fizemos o monitoramento de todas as pessoas próximas. Com esse monitoramento, nós confirmados que não existem outros casos no município”, disse.

Além dos casos em Natal e em Extremoz, o RN registrou a doença em Macaíba e em Tibau do Sul.

Investigação

Além das confirmações, o RN tem ainda 29 casos em investigação. “Alguns já tiveram o reagente confirmado, mas precisam passar pelo segundo exame no centro nacional de referência [no Rio de Janeiro], outros foram inconclusivos e outros não tiveram reagentes”, informou Alessandra.

Cobertura vacinal

Mesmo com o alerta para a prevenção, a Sesap ainda não tem como confirmar que houve um aumento na procupar pelas vacinas. Segundo Alessandra, “há a informação de que essa procura aumentou, mas os dados não apresentam essa velocidade de atualização. Mas é algo que é necessário”, pontuou.

Os dados mostrados pela Sesap mostram que até essa quarta-feira (11), a cobertura da Tríplice Viral, a responsável pelo combate ao sarampo, tinha atingido apenas 67,97% da população. O recomendável é que esse número chegue a 95%.

De acordo com a secretaria, o foco do momento no RN é vacinar as crianças, que podem desenvolver maiores complicações com a doença.

RECOMENDAMOS

SEGUNDA DIVISÃO

Alecrim avança para semifinal com 100% aproveitamento

BBB

Ex-BBB é confirmada na edição de 2020 do reality

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Natal: Comissão visita Centro de Saúde Anita Garibaldi

1º BPM

Após obras, PM reinaugura sede de batalhão na Ribeira

'SE CHEGAR A GENTE LIMPA'

RN: 1.800 voluntários se cadastram para limpar praias

TRIBUNAL

Fachin vota a favor de prisão em 2ª instância

INVESTIGAÇÃO

CPI das Fake News convoca assessores de Bolsonaro

OPERAÇÃO MILK

Polícia prende 4 em operação contra roubos em fazendas

comentários